Mais de 200 técnicos municipais participam de oficina sobre PAIF
Mais de 200 técnicos dos Centros de Referência da Assistência Social em todo o estado participam nesta segunda-feira, 28, II Encontro da Proteção Social Básica, realizado pela Departamento de Assistência Social (DAS) da Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides), no Centro de Convenções de Sergipe, em Aracaju.
O encontro orienta, capacita e informa os técnicos dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) sobre como executar o Serviço de Proteção e Atendimento Integral a Família (PAIF), que deve ser prestado exclusivamente pelo Cras.
“A realização dessa oficina tem o propósito de melhorar o serviço que o Estado oferece aos usuários da Assistência Social, além de fazer com que a política de assistência beneficie as famílias de maneira qualificada e sistematizada. Gosto sempre de lembrar que nos últimos 10 anos as políticas de assistência social avançaram muito no sentido de derrubar o imediatismo e o assistencialismo. Hoje estamos preocupados com desenvolvimento real das famílias e, para isso, o trabalho realizado pela Assistência é fundamental”, ressaltou a secretária de Estado Inclusão Social, Eliane Aquino.
A diretora do Departamento de Assistência Social da Seides, Sônia Lima, explicou a escolha do tema para o evento. “No ano passado realizamos o primeiro encontro, onde tratamos de todos os serviços. Diante das demandas que nos foram repassadas, decidimos fazer essa capacitação, pois sabemos que os municípios precisam de informações adicionais sobre o PAIF. Prova disso é que só Aracaju, por exemplo, enviou mais de 30 profissionais”, explicou Sônia.
O evento conta com a participação das técnicas do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Paula Lima e Bruna D’ávila, que repassarão orientações técnicas sobre o PAIF, segundo a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais e o Trabalho Social com Famílias do Serviço de Proteção. O evento tem como público alvo coordenadores, assistentes sociais e psicólogos dos Cras.
“É com grande satisfação que estamos aqui para compartilhar as informações que trazemos do ministério. Tenho certeza que o dia será muito positivo e com muita troca de experiências entre os participantes. A nossa intenção é contribuir para o fortalecimento das políticas de assistência social do estado de Sergipe”, relatou Bruna Dávila.
A coordenadora do Cras de Poço Redondo, Márcia Militão, destacou a importância de participar de oficinas que qualificam o seu trabalho. “É essencial que participemos dessas capacitações ofertadas pelo Estado, pois dessa forma somos qualificados e estimulados a desenvolver um trabalho cada vez melhor para os beneficiários”.
PSB
A Proteção Social Básica tem como objetivo a prevenção de situações de risco por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.
Destina-se à população que vive em situação de fragilidade decorrente da pobreza, ausência de renda, acesso precário ou nulo aos serviços públicos ou fragilização de vínculos afetivos.
Essa Proteção prevê o desenvolvimento de serviços, programas e projetos locais de acolhimento, convivência e socialização de famílias e de indivíduos, conforme identificação da situação de vulnerabilidade apresentada.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Mais de 200 técnicos municipais participam de oficina sobre PAIF – Fotos: Edinah Mary/Seides