Semarh comemora Dia da Mata Atlântica na APA Sul
Dando continuidade as atividades relacionadas à Semana da Mata Atlântica, cujo dia é comemorado em 27 de maio, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) realizou durante a manhã desta sexta-feira, 25, na APA Litoral Sul, diversas atividades recreativas de cunho socioambiental.
Com o objetivo de promover o envolvimento da comunidade costeira com as questões ambientais, o evento, além de despertar o interesse da comunidade para o estudo da fauna, da flora e dos atrativos naturais da Mata Atlântica em Sergipe, estimulou o interesse da preservação do bioma, que é considerado um dos mais importantes e mais devastado ecossistema brasileiro.
No início das atividades, o gestor da Apa Sul, localizada na Praia do Abaís, Paulo César Umbelino de Oliveira, apresentou para alunos e professores da Escola Municipal Emídio de Paula Almeida, a nova sede administrativa, enfatizando que a unidade de conservação estadual tem como finalidade “proteger a diversidade biológica, disciplinar o processo de ocupação e assegurar a sustentabilidade do uso dos recursos naturais na região”.
Após a apresentação da nova sede, crianças e adolescentes assistiram a um vídeo educativo, retratando o mundo marinho e sua relação com os ambientes terrestres, especialmente com a Floresta Atlântica. Espantados com a realidade do uso predatório dos ecossistemas naturais, os estudantes Jadison Gilbert e Kasilene Santos afirmaram que “o homem ainda tem tempo de rever seus hábitos para uma maior proteção do meio ambiente”.
“Se o homem não preservar o meio ambiente, daqui a alguns anos não teremos mais vida na Terra”, destacau Jadison.
Mais Atividades
Durante as atividades recreativas, técnicos do Instituto Mamíferos Aquáticos- Base Sergipe, trouxeram para a garotada algumas peças de crânio de baleia bicuda, vértebra de cachalote, barbatanas de baleia jubarte, dentes de golfinhos e baleias, a fim de conscientizar a população sobre a importância da conservação e preservação dos mamíferos aquáticos no estado e em todo o Brasil.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]