Secretaria de Mulheres articula instalação de novos Centros Regionalizados de Atendimento à Mulher
O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SEPM), está articulando a instalação de mais quatro Centros Regionalizados de Atendimento à Mulher em Situação de Violência (Cream) nos municípios de Itabaiana, Propriá, Estância e Poço Redondo. A secretária Maria Teles está coordenando o processo.
O estado já conta com os Centros de Tobias Barreto e Carmópolis, que foram entregues à população, respectivamente, em julho de 2011 e na última quinta-feira, 24 de maio. Os centros territoriais ou regionalizados estão sendo implantados por meio de parceria entre os governos federal e estadual e prefeituras municipais.
“Estamos visitando os municípios, conversando com prefeitos, secretários municipais, membros do Ministério Público, da Defensoria, delegadas (os) de polícia, entre outros profissionais. O objetivo é levar informações sobre a implantação do Centro, discutir a apresentação do Termo de Cooperação Técnica e do cronograma físico e financeiro e definir as responsabilidades para o gerenciamento dos Ceams”, explicou a secretária de Políticas para as Mulheres, Maria Teles dos Santos.
De acordo com a secretária, o Cream é um espaço criado para ofertar atendimento social, psicológico e jurídico, orientação e informação, na perspectiva de fortalecer a autoestima e a construção da cidadania dessas mulheres.
Visitas
As visitas da secretária aos municípios sergipanos estão sendo acompanhadas por assessoras da SEPM. Participam prefeitos, primeiras damas, secretárias (os) e técnicas (os) que atuam na administração municipal, além de delegadas (os), promotores e defensores públicos que atuam nos Núcleos de Combate à Violência Doméstica e Sexual contra a Mulher.
Baixo São Francisco
“Temos a certeza que, com a implantação desse Centro que beneficiará a mulher do Baixo São Francisco, os direitos serão garantidos e os índices de violência serão reduzidos. Abraçamos essa causa para garantir que todos os direitos à mulher sejam garantidos”, disse o prefeito de Propriá, José Américo Lima, durante reunião promovida pela SEPM e que aconteceu quarta-feira, 23, na sede do município.
O prefeito adiantou que o Centro Regionalizado do Baixo São Francisco será instalado em Propriá, até o final de 2012, e funcionará no antigo Fórum.
“Além de Propriá, o Centro atenderá os demais municípios da região – Pacatuba, Ilha das Flores, Brejo Grande, Neópolis, Santana do São Francisco, Telha, São Francisco, cedro de São João, Canhoba, Amparo do São Francisco, Malhada dos Bois e Muribeca”, lembrou José Américo.
Agreste Central
A discussão para instalação do Centro de Atendimento do Agreste Sergipano aconteceu na última terça-feira, 22, no auditório da Secretaria Municipal de Educação de Itabaiana.
Na ocasião, a prefeita de Ribeirópolis, Uita Barreto, disse que a criação do Cream irá articular e fazer acontecer os direitos da mulher nos municípios que compõem o território. “Para nós gestores é um avanço significativo”, enfatizou a prefeita.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]