[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Todos os profissionais que atuam no Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) deverão receber até às 17h desta sexta-feira, 25, a vacina trivalente, que contém variantes do vírus influenza (H1N1, H3N2 e Influenza B). A campanha de vacinação, cuja aplicação está sendo feitas no Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (Crie/Huse), está sendo realizada com base nos parâmetros estabelecidos pelo Programa Nacional de Humanização (PNH), instituído pelo Ministério da Saúde, em 2003.

Integrante da equipe que atua na campanha, a enfermeira da coordenação do PNH, Jucilene Pacheco, ressaltou que os servidores do Huse poderão se dirigir ao Crie a partir das 8h, quando serão recebidos por vacinadores, médico e enfermeiro.

“Caso surja uma epidemia, o trabalhador que aderir à campanha estará imune, o que representará para o hospital a permanência de uma retaguarda saudável”, declarou a enfermeira, que contabiliza cerca de 800 vacinas já aplicadas no Crie/Huse.

Durante a campanha de vacinação contra a gripe, bem como em qualquer período do ano, os trabalhadores do Huse poderão receber no Crie as de combate ao tétano (difteria e tétano), Hepatite B e tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), também disponíveis em quaisquer unidades básicas de saúde.

“Quem mantém contato direto ou indireto com pacientes precisa estar vacinado, ou seja, protegido das doenças causadas por vírus e bactérias”, frisou Jucilene Pacheco, de forma a sensibilizar os trabalhadores do Huse sobre a importância de seguir rigorosamente o calendário de vacinas.

Influenza

A gripe (influenza) é uma doença infecciosa aguda causada pelo vírus influenza, transmissível de uma pessoa para outra por via respiratória (gotículas eliminadas através da tosse ou do espirro). A transmissão também pode ocorrer através da contaminação das mãos com secreções respiratórias, pelo contato direto com outras pessoas (aperto de mãos) ou indireto (tocar em superfícies contaminadas).

A penetração do vírus no organismo ocorre através da mucosa do nariz ou da garganta e a aglomeração de pessoas em ambientes fechados facilita a disseminação da gripe.

A vacina contra a gripe pode ser bastante útil para os idosos e para as pessoas de qualquer idade, com ou sem doenças de base (pulmonares, cardíacas, hematológicas e imunodeficiências), daí a importância das campanhas de vacinação.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.