[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Como parte dos programas ‘Sergipe Mais Justo’ e ‘Brasil Sem Miséria’, foi realizado nesta quarta-feira, 23, na Associação dos Engenheiros Agrônomos de Sergipe (Aease), o 1º Fórum de Enfrentamento às Doenças Negligenciadas. Gestores de todos os municípios sergipanos se reuniram para participar das discussões para a eliminação de doenças como esquistossomose, geomitíases, tracoma e hanseníase.

Ao todo 41 municípios do Estado que têm bolsões considerados abaixo da linha de pobreza, receberam recursos do Ministério da Saúde para traçar ações de eliminação dessas doenças.
Segundo a diretora da Vigilância Epideomológica, Giselda Melo, o objetivo imediato do Fórum é fazer com que os municípios comecem a traçar um plano de ação para eliminação das doenças negligenciadas. “Como o MS irá promover uma campanha do mês de setembro, é necessário que os municípios se mobilizem, uma vez que irão precisar da parceria das secretarias de educação por conta da faixa etária do público da campanha. O Ministério está propondo uma campanha coletiva de tratamento para portadores de esquistossomose e para crianças da faixa estaria de 5 a 14 anos”, disse.

Nordeste com altos índices

A coordenadora nacional da coordenação-Geral da Hanseníase e Doenças em Eliminação, do Ministério da Saúde, Rosa Castália França Ribeiro Soares, explicou que as regiões Norte e Nordeste têm índices muito alto de contaminação por verminoses. Sergipe responde por 10% dos casos da esquistossomose na região Nordeste. No caso da hanseníase, o Nordeste responde por 50% dos casos em crianças no Brasil em um total de 2400 registros no período de um ano.

“É seguramente a região que tem o maior peso nas doenças negligenciadas, razão pela qual o Ministério está tratando como uma prioridade absoluta. Especialmente na área do Plano Brasil Sem Miséria que é um plano mais amplo de redução da pobreza, a gente entende que as doenças negligenciadas, por seu potencial de incapacitar as pessoas e as tirarem do seu serviço, e pelo potencial de causar o sofrimento humano, são prioridades no enfrentamento”, disse a coordenadora nacional.

Campanha de eliminação

Neste ano, o Ministério da Saúde está trazendo uma grande novidade que é o tratamento em massa para as verminoses nas áreas de extrema pobreza no Brasil, para as crianças do ensino fundamental. Para isso, será realizada uma grande campanha entre os dias 17 a 21 de setembro, dentro dos estados do Brasil Sem Miséria. É a Campanha de Enfrentamento às Doenças Negligenciadas.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.