Déda adere à campanha “Criança e Adolescente – Prioridade Absoluta”
Na manha desta quinta-feira, 17, o governador Marcelo Déda recebeu a visita de magistrados do Poder Judiciário sergipano que estão engajados na promoção da campanha “Criança e Adolescente – Prioridade Absoluta”. O encontro ocorreu no Palácio de Veraneio.
O objetivo da Campanha é cobrar uma mudança de mentalidade sobre as questões da infância, visando garantir efetividade aos preceitos instituídos no artigo 227 da Constituição Federal, que asseguram à criança e adolescente prioridade absoluta.
A Campanha, iniciada na 16ª Vara, pretende se estender a todos os órgãos públicos no estado de Sergipe. O Tribunal de Justiça de Sergipe (TJ/SE) assumiu a tarefa de massificar o slogan ‘Criança e Adolescente: prioridade absoluta’ entre as autoridades dos três poderes que trabalham com temas relacionados à criança e ao adolescente.
Nesse sentido, os representantes da magistratura vieram apresentar a campanha e trazer uma camisa com o slogan para integrar o governador aos objetivos da campanha. De imediato, Marcelo Déda cumpriu o gesto simbólico de vestir a camisa, encampando os objetivos da iniciativa. “Esse gesto se deve ao reconhecimento do trabalho competente e qualificado do Poder Judiciário Sergipano, em especial da Coordenadoria da Infância e Adolescência e da Vara especializada que lançam uma campanha com objetivos extremamente nobres”, declarou o governador.
O primeiro dos objetivos, segundo o governador, é a cobrança efetiva dos que integram o poder público. “Essa é uma tarefa fundamental para que possamos transformar em realidade a prioridade que a Constituição reservou à criança e ao adolescente. Em segundo lugar, ao nos trazer e nos pedir para usar esta camisa, os juízes que atuam na área também ajudam a esclarecer a sociedade, já que o problema da criança e do adolescente não é tarefa exclusiva do Estado. É claro que o Estado tem que investir em educação, saúde, esporte, lazer, cultura e segurança, para que essas crianças e adolescentes tenham um horizonte de oportunidades alargado, mas os cidadãos também devem ser convocados a participar”, contextualizou Marcelo Déda.
Outra contribuição importante dos magistrados que comandam a campanha, ainda de acordo com o governador, é a chamada de atenção da sociedade de que todos têm responsabilidade. “Essas crianças e adolescentes precisam, além das ações governamentais, de amor, de valores e cuidados que só o pai, a mãe e a família podem oferecer. Acredito que se esse trabalho cumpre o papel de chamar a atenção da sociedade para os eixos de cobrar mais do poder público, mas também de fazer um chamamento a todos os cidadãos, pais e mães de família. Se conseguirmos avançar nisso, o futuro estará mais garantido para os jovens que são o alvo desta campanha e o objetivo maior de qualquer nação civilizada”, concluiu o governador.
Missão Intrínseca
A primeira dama e secretária de Estado da Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social, Eliane Aquino, que também participou do encontro, destacou que a prioridade à criança e ao adolescente é uma missão intrínseca em diversas ações de governo. “Na realidade, já temos isso incorporado na alma. Tanto eu como o governador Marcelo Déda sabemos exatamente da importância que tem a manutenção do olhar sobre a criança e adolescente como prioridade absoluta. Essa ação chegando com novos poderes participando e se incorporando à essa luta é um grande avanço que nos proporciona imensa satisfação. É uma grande conquista para nossas crianças, para todo o estado de Sergipe e, principalmente, para o nosso futuro”, declarou.
Já a juíza Vânia Barros, coordenadora de Infância e Juventude no TJ/SE, afirmou que hoje foi conquistado um grande objetivo para o sucesso da campanha. “Quando o governador se soma aos nossos objetivos é um passo grande para a campanha. Essa era uma missão nossa desde que idealizamos o movimento. Iniciamos a campanha vestindo o próprio judiciário, vestimos o presidente do Tribunal de Justiça, o vice-presidente, o ouvidor Geral, o presidente da Associação dos Magistrados e outros magistrados. Agora estamos avançando para os outros poderes e começamos, na data de hoje, com o governador do Estado. É importante para sociedade saber que o governador ‘veste’ a camisa da Prioridade Absoluta”, avaliou a juíza.
Já o desembargador Edson Ulisses de Melo, que também prestigiou o encontro, avaliou como uma iniciativa pioneira dos magistrados o desenvolvimento da campanha. “Essa é uma resposta que os magistrados estão dando, ao mostrar que também estão engajados na promoção de benefícios que garantirão um futuro melhor e mais justo para a nossa juventude”, destacou.
Também participaram do encontro a juíza da 16ª Vara Cível (Vara da Infância e Juventude), onde iniciou o movimento, Rosa Geane Nascimento, o presidente da Associação dos Magistrados de Sergipe (Amase), juiz Gustavo Plech; a defensora pública Alcemara Melo, e o secretário Especial de Direitos Humanos e Cidadania, Luiz Eduardo Oliva.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Déda adere à campanha “Criança e Adolescente – Prioridade Absoluta” –