[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O Ministério da Saúde (MS), através da política de ampliação de leitos da rede de urgência e emergência, liberou, na quarta-feira, 9, recursos na ordem de R$ 1.378.713,60 para compor o custeio dos leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional de Lagarto João Batista de Carvalho Daltro, unidade da Secretaria de Estado da Saúde (SES), gerenciada pela Fundação Hospitalar (FHS).

Os recursos, liberados pela portaria ministerial 916 de 09/05/2012, habilitam os 10 primeiros de UTI implantados no interior do Estado. Para habilitar os leitos foi necessário que o Governo do Estado, através da SES, fizesse um pedido formal e adequasse o serviço às exigências do órgão federal.

“Quando os leitos da UTI do Hospital Regional de Lagarto começaram a funcionar, em outubro de 2010, não contávamos com a participação do Governo Federal no co-financiamento dos leitos. É uma maneira através da qual o MS estará compartilhando as despesas com a UTI de Lagarto”, disse Antônio Carlos Guimarães, secretário de Estado da Saúde.

Para o secretário, a habilitação dos leitos foi conquistada a partir da soma de esforços. “É com grande satisfação que vemos essa conquista do Estado de Sergipe, do Colegiado Interfederativo Estadual, o CIE, da própria gestão do município de Lagarto e da FHS, que contribuíram para que conseguíssemos  buscar esse recurso de co-financiamento”, ressaltou Guimarães.

Ainda segundo Guimarães, novas solicitações de habilitação de leitos de UTI serão feitas ao Ministério da Saúde. “Semelhante à solicitação de habilitação dos leitos de Lagarto, temos pedidos para habilitação de leitos do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) e faremos pedido para a UTI de Estância e Itabaiana, depois que começarem a funcionar”, concluiu Guimarães.

Reforma Sanitária

O Sistema Único de Saúde (SUS) de Sergipe passa por uma Reforma Gerencial e Sanitária, implantada pela atual gestão desde 2007, reestruturando a capacidade instalada do Estado e reformulando a legislação sanitária. A nova capacidade instalada passa a contar com 102 Clínicas de Saúde da Família (CSF), das quais 60 já em funcionamento, com pelo menos uma unidade em cada município sergipano, nove Unidades de Pronto Atendimento (UPA 24 horas), seis Hospitais Regionais, oito Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs), quatro Farmácias Populares e 36 bases descentralizadas do Samu 192 Sergipe no interior.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.