Secretário do MEC destaca estrutura do HRL para qualificar futuros profissionais
“Cremos que muito em breve, Lagarto será um dos grandes polos de formação na área de saúde do Estado de Sergipe e também uma experiência importantíssima, exitosa, dentro da formação de médicos para o futuro do país”. A afirmação é do secretário de Educação Superior do Ministério da Educação (Sesu/MEC), Amaro Henrique Pessoa Lins, ao avaliar o processo de implantação do hospital-escola no Hospital Regional de Lagarto Monsenhor João Batista de Carvalho Daltro (HRL), unidade gerenciada pela Fundação Hospitalar de Saúde (FHS).
O secretário do MEC fez a avaliação ao visitar o Hospital Regional de Lagarto na tarde desta segunda-feira, 14, acompanhado do reitor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Josué Modesto dos Passos Subrinho, do vice-reitor da instituição, Ângelo Antoniolli, além do diretor-geral do Campus da Saúde da UFS em Lagarto, Mário Adriano dos Santos, do superintendente do HRL, Fábio Mendes Fernandes, e demais gestores da unidade de saúde. Também participaram da visita o prefeito de Lagarto, Valmir Monteiro, e a secretária de Saúde do município, Aline Almeida.
Durante a visita ao HRL, Amaro Lins, que pela manhã havia visitado as obras do Campus Universitário, denominado Professor Antônio Garcia Filho, ressaltou o fato de, assim como as obras que o Governo de Sergipe vem executando para reestruturar a rede pública de saúde do Estado, a implantação do Campus da Saúde e do hospital escola abre uma nova perspectiva para a formação acadêmica e a fixação dos profissionais da saúde no interior. “A instalação das residências multiprofissional e médica será um passo importante para a fixação desses egressos dos nossos cursos aqui em Lagarto, bem como irá atrair profissionais de outras regiões para se fixar nesse município”, declarou.
Ele considerou “excelente” a estrutura do Hospital Regional de Lagarto, mas lembrou que o fato de o município de Lagarto passar a contar com um centro de formação acadêmica para novos profissionais da saúde não será garantia para a permanência desse profissional na região. Daí, a importância do funcionamento do hospital escola. “Precisamos então oferecer outras condições para que esse jovem queira ficar na região. E um passo importante é a residência médica, que vai dar a ele a oportunidade de passar mais um tempo em contato com a realidade local, podendo se desenvolver profissionalmente”, justificou.
O projeto
A implantação do hospital escola é uma das ações inseridas no processo de Reforma Sanitária e Gerencial do SUS Sergipe, implementada desde 2007 pelo Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e se integra, em parceria com o governo federal, ao plano de expansão acadêmica da UFS estabelecido pelo MEC. “A inserção do Hospital de Lagarto como uma unidade de qualificação acadêmica é um capítulo importante e uma prova cabal de todo o esforço que o Governo de Sergipe tem feito, em parceria com os governo federal e municipal, para a interiorização da Medicina e a consolidação da reforma sanitária”, ressalta também o presidente da FHS, Emanuel Messias Barboza Júnior.
Durante a visita, o reitor da UFS, Josué Modesto dos Passos Subrinho, destacou o fato de o projeto do Campus da Saúde da UFS ter sido concebido já interligado à Reforma Sanitária e Gerencial do SUS desenvolvida pelo governo sergipano. “Deixamos patente para o secretário de Educação Superior do MEC que este campus nasceu integrado com o projeto de reforma sanitária e de interiorização da formação de profissionais de saúde”, disse.
Ele avaliou que ambos os processos – as ações e obras estruturais na saúde e a expansão do ensino no interior – têm avançado de forma significativa. “Temos certeza que tanto a formação de profissionais de saúde no interior do Estado quanto a reestruturação da rede pública de saúde estão caminhando muito bem. Por isso, a nossa expetativa é a de novos avanços na requalificação desta unidade de saúde como hospital de ensino e na ampliação da oferta de programas de graduação e pós-graduação do campus de saúde da UFS”, acrescentou.
Estágio
De acordo com Mário Adriano dos Santos, diretor-geral do Campus da Saúde da UFS em Lagarto, o processo de implementação do Hospital Regional de Lagarto como unidade ensino está em fase adiantada. “As discussões relacionadas ao reconhecimento do HRL como hospital de ensino estão sendo firmadas com a Fundação Hospitalar de Saúde e visam seguir a alguns critérios que são obrigatórios para que possa ser considerado um hospital escola”, declarou.
Mário Adriano lembrou que entre esses critérios está incluída a definição dos preceptores (profissional de nível superior responsável pela integração teoria-prática num campo de estágio e residência), de locais de estudo e biblioteca, as residências médicas e multiprofissional. “No caso dos alunos de enfermagem, eles já estão autorizados a frequentar nossa regional, mas precisam também passar por algumas etapas para que se possa homologar e reconhecer o estágio no hospital”, salientou.
O campus
A pedra fundamental do Campus da Saúde Professor Antônio Garcia Filho foi lançada em solenidade oficial pelo governador Marcelo Déda e o reitor da UFS no dia 22 de dezembro de 2011. Em março do mesmo ano foi instalado, com os cursos de Farmácia, Nutrição, Enfermagem, Fonoaudiologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, que ofertam 50 vagas cada. A partir deste ano, o campus também passou a oferecer à comunidade as graduações em Medicina e Odontologia. Fruto de uma parceria entre os governos federal e estadual, a unidade da UFS está funcionando provisoriamente no Colégio Estadual Abelardo Romero Dantas e possui atualmente 276 alunos matriculados.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Secretário do MEC destaca estrutura do HRL para qualificar futuros profissionais – Foto: Paulo Ricardo Almeida