[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O estado de Sergipe é campeão da Copa Norte/Nordeste de Ciclismo 2012, competição disputada no final de semana no Rio Branco (AC). A conquista foi consolidada na manhã de domingo, 13, após a chegada da categoria Elite. O evento, promovido pela Federação Acreana de Ciclismo (FAC) e supervisionado pela Confederação Brasileira de Ciclismo (FSC), coloca Sergipe entre as principais seleções desse esporte no país.

“O Governo de Sergipe teve uma participação efetiva nessa conquista, através da Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer (Seel), que proporcionou as melhores condições para que pudéssemos participar com uma delegação qualificada”, comemorou o presidente da FSC, Gilvan Costa Cavalcante, completando que esse era um dos maiores desejos do ciclismo sergipano. “Há muito tempo a gente persegue esse título, chegamos perto várias vezes, mas só agora ele se materializa”, concluiu.

Quase sem voz, rouco e emocionado, Gilvan mostrou toda a sua alegria, afirmando que a conquista era o coroamento do trabalho realizado pelos ciclistas e dirigentes para chegar ao título máximo que uma federativa estadual pode alcançar em nível nacional.

Em 35 edições da Copa Norte/Nordeste de Ciclismo, Sergipe participou de 28, tendo como as melhores colocações, os terceiros lugares em setembro de 1996, em Mossoró, Rio Grande do Norte e em setembro de 1999, em Maceió, Alagoas.

A ausência de sete estados, seis do Nordeste e um do Norte, não foi pretexto para a vitória de Sergipe, com seus 136 pontos, tendo em vista o surpreendente nível técnico demonstrado pela Seleção de Rondônia, com 88 pontos, e Seleção Acreana, com 78 pontos. “Jamais a disputa esteve tão intensa”, declarou Wagner Faccion, diretor Técnico da FSC. As seleções do Amazonas e Maranhão ficaram 28 pontos cada uma. A Seleção Paraense, tricampeã Norte-Nordeste e uma das mais favoritas, também ficou com 28 pontos e apenas uma medalha de ouro.

As medalhas

A conquista sergipana começou na sexta-feira, 11, nas provas contra relógio individual, com a conquista de cinco medalhas de ouro, duas de prata e uma de bronze. No sábado, 12, nas provas de resistência, os sergipanos mostraram que não voaram 3.359 milhas aéreas (distância entre Aracaju e Rio Branco, para passear.

Com sol forte e temperatura de 37 graus, Sergipe conquistou mais dez medalhas, nas categorias Elite e Master A, sendo cinco medalhas de ouro, três de prata e duas de bronze.
No domingo, último dia do torneio com as provas de circuito, os sergipanos não relaxaram, mesmo sabendo da larga vantagem conquistada nos dias anteriores. Sergipe se impôs e conquistou mais nove medalhas, cinco de ouro, duas de prata e uma de bronze. O aproveitamento foi completo, com a melhor pontuação diária.  Destaque individual para Osvaldo Dias, vencedor de todas as provas da categoria Veteranos.

Segundo os dirigentes da FSC, a conquista não veio por acaso. A FSC tem um trabalho sério realizado e reconhecido pelo Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Seel) e Secretaria do Estado de Educação (Seed), além da Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semem), e empresas da iniciativa privada.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.