[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Fundado em 1985 com o intuito de unir arte e educação, o Centro de Criatividade completou no último dia 10 de maio, seu 27º aniversário. Com uma programação elaborada pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult) que une oficinas de música, jogos e artesanato, mostras culturais e shows, o Centro comemora em grande estilo essa data. As oficinas estão sendo realizadas desde a última segunda-feira, 7, tanto no Centro, quanto na Unidade Básica de Saúde Municipal Oswaldo de Souza.

Quem não se inscreveu, ainda dá tempo. Além das oficinas que vão até hoje, 11, a Secult preparou uma programação entre os dias 28 de maio e 1º de junho.  As inscrições são gratuitas e não exigem nenhuma burocracia. Os interessados necessitam apenas se dirigir ao Centro, escolher a oficina de seu interesse e se matricular. Vale lembrar que a programação foi desenvolvida de modo a envolver todas as faixas etárias, como por exemplo, a oficina de jogos e brinquedos populares, que é voltada para o público infantil, ou a de xilogravura, voltada para os adultos.

A programação do aniversário contou ainda com a exposição “27 Anos de História do Centro de Criatividade”, oficinas de Hip Hop, já que esta semana também é comemorada a semana municipal do estilo musical, além de um espaço destinado à grafitagem. Hoje, acontecem mostra de artesanato, palestra sobre o Hip Hop, workshop e batalha de Break.

Muitas ações

Mas não é só no quesito cultural que o Centro atua. “Como não existia um curso de arte na universidade, o centro desempenhou um papel muito importante na educação. Com o passar do tempo, a educação deixou de ser o foco do Centro, e em discussões com a secretaria, nós decidimos atuar com novas linguagens, como é o caso do audiovisual, culturas populares, música, e a parte de informação, capacitação e até mesmo na área da saúde, em conjunto com as unidades da região”, explica Isaac Galvão, coordenador do Centro.

A comunidade que, segundo o diretor, é muito participativa, está sempre presente nas dependências do Centro e sabe a importância deste para a história de Sergipe. “Ter um local que permite acesso ao patrimônio cultural do estado, de maneira gratuita, é muito importante, essa coisa da acessibilidade, de permitir que a galera que está produzindo teatro, música, tenha esse espaço é fundamental. E nisso o Centro de Criatividade está de parabéns”, comenta Antonino Cardoso, coordenador municipal da juventude.

Vale lembrar que o Centro está com essas oficinas temporariamente devido às comemorações do seu aniversário, mas possui outras, como as de instrumentos musicais, que são permanentes e funcionam nos dois semestres do ano.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.