[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O Hospital Regional Doutor Jessé de Andrade Fontes, em Estância, é mais um da rede estadual sergipana a se adequar à portaria nº 763/11 do Ministério da Saúde, que estabelece a obrigatoriedade da apresentação do Cartão Nacional de Saúde (Cartão SUS) para a realização de consultas, procedimentos ambulatoriais e hospitalares em todos os estabelecimentos de saúde públicos ou conveniados ao Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com a superintendente do Hospital, Patrícia Falcão, com o cartão em mãos, ou mesmo com o número desse cartão, qualquer unidade do Brasil que já estiver obedecendo à portaria, consegue visualizar o histórico de um paciente. “O cartão assegura mais rapidez no atendimento, uma vez que o profissional de saúde terá acesso imediato a todos os procedimentos que aquele paciente já realizou”, destaca.

A partir da próxima quinta-feira, 10, o hospital regional de Estância estará apto a cadastrar aquele paciente que ainda não possui o cartão SUS. “Estamos preparados para providenciar esse documento através de registro no Cadastro Nacional do Cartão SUS, que funciona on-line no site do Departamento de Informática do SUS (Datasus)”, informa Patrícia.

Ela conta ainda que os atendentes do hospital estão capacitados para realizar o procedimento de cadastro. Para tanto, é preciso que, no momento do atendimento, o usuário apresente carteira de identidade, CPF e comprovante de residência atualizado. Caso o usuário já tenha feito o cartão, mas perdeu, será possível consultar seus dados através da numeração do CPF.

Meta

A meta do Governo Federal é que todos os brasileiros tenham o Cartão Nacional de Saúde ou o número do documento até 2014. O objetivo é que o histórico dos atendimentos prestados ao paciente esteja registrado em um única base nacional de dados, permitindo o acesso a estas informações por qualquer unidade de saúde.

Segundo a determinação do Ministério da Saúde, o número do Cartão Nacional de Saúde deverá ser registrado pelos profissionais de saúde, em um campo específico nos formulários de Autorização de Internação Hospitalar (AIH) e de Procedimento de Alta Complexidade (APAC) como também no Boletim de Produção Ambulatorial Individualizada (BPA-I).

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.