Jackson recebe título de cidadão em Japoatã
Numa noite de festa que movimentou a cidade, o município de Japoatã concedeu o título de cidadania a dez pessoas que têm contribuído para o desenvolvimento local. Entre os homenageados esteve o vice-governador Jackson Barreto, que também recebeu a honraria, em sessão solene, onde compareceram diversas autoridades, lideranças políticas, moradores e pessoas que vieram de municípios vizinhos.
A cerimônia aconteceu na noite da última quarta-feira, dia 2, na sede da Câmara de Vereadores. Além do vice-governador, receberam o título de cidadão japoatãnense promotores de justiça, juízes de direito, professoras, comerciantes e agricultores, que tiveram seu trabalho e história reconhecidos pela população.
No início da solenidade Jackson foi saudado pelo presidente da Câmara, José Martins da Costa, que destacou as ações do vice-governador em prol do desenvolvimento e combate às desigualdades sociais no município. “É uma honra ver essa casa cheia, inclusive com pessoas de outros municípios para prestigiar Jackson e todas essas pessoas que trabalharam por Japoatã”, disse ele.
O prefeito Telmo Guimarães (PSC) afirmou que a outorga dos títulos era um momento histórico para o município e também reconheceu a atuação de Jackson na região. “Jackson Barreto realmente tem serviços prestados em Japoatã, isso é fato. Mas hoje vocês passam a ser filhos de Japoatã e com isso terão também a obrigação de fazer ainda mais por ela”, falou Telmo.
Emoção e reconhecimento
O Procurador-geral de Justiça, Orlando Rochadel, surpreendeu a todos com um belo discurso de saudação e emocionou o vice-governador ao lembrar do seu irmão, o procurador de Justiça Jugurta Barreto, falecido recentemente. Rochadel destacou que Jugurta foi homenageado ainda em vida com a outorga do mérito Tobias Barreto, a mais alta condecoração do Ministério Público de Sergipe, que durante a atual gestão da instituição só foi concedida uma vez.
Rochadel também destacou a atuação política de Jackson, e disse que Sergipe tem muito orgulho em ter um político da estirpe do nosso atual vice-governador. “Jackson é daqueles políticos que merece uma tese de doutorado, para analisar a sua brilhante história. Quando cheguei a Aracaju há 30 anos, ouvi falar dele. Só quem mora em Aracaju sabe a força de Jackson, sabe como ele conhece aquela cidade e as pessoas que moram nela”, disse o promotor.
Compromisso social
O vice-governador agradeceu as palavras do procurador-geral e elogiou o seu belo discurso. Destacando a profunda formação cristã do chefe do Ministério Público, Jackson disse que tinha muita coisa em comum com ele, a exemplo do compromisso social e do valor dado à Educação.
Parabenizando Orlando Rochadel pela mobilização que possibilitou a construção da escola Vitória do Santa Maria, localizada no bairro do mesmo nome, Jackson lembrou que quando assumiu o comando da prefeitura da capital, cerca de 14 mil crianças e adolescentes estavam sem estudar por falta de escola. Sendo assim, ele construiu 23 unidades de ensino na capital e zerou o déficit escolar.
“Muito me honra esse título de cidadão de Japoatã, sei o que significa isso para a minha vida pública, e sei o que significa ser filho desta terra. Essa homenagem tocou profundamente o meu coração, porque já sou cidadão de Cedro, Neópolis e Propriá, por sempre me preocupar com essa região”, disse o vice-governador, ressaltando que quando deputado federal conseguiu alocar recursos para viabilizar pavimentação, construção de quadras cobertas a abastecimento de água no município.
“Conheço essa terra, sei onde fica os povoados Espinheiro, Tatu, Ladeirinha 1, Ladeirinha 2. Conheço a cidade e os povoados, conheço de forma profunda porque visito sempre a região, pela qual tenho muito carinho. Por isso, agradeço a todos de Japoatã pela honra de ser cidadão”, concluiu Jackson.
Homenageados
Além de Jackson, receberam o título de cidadão de Japoatã: o promotor de Justiça Nilzir Soares Vieira Júnior; o advogado Manoel Luiz de Andrade; a agricultora Maria Carides; o agricultor José Alves do Santos; os professores Edna Maria Guimarães, Nadja Maria e Jurandi Silva Barbosa Santos; o comerciante e ex-vereador Valter Siqueira Lima; a secretária municipal de Saúde, Maria Cardoso, e os agricultores José Firmino dos Santos e Reinaldo Santos Oliveira.
Presenças
Estiveram presentes na solenidade a juíza da comarca, Rosivan Machado; o promotor de Justiça Gilmarcos; o ex-prefeito do município, Branco; o secretário de governo, Chico Dantas; o ex-prefeito de Neópolis, Amintas Diniz; o ex-prefeito de Cedro de São João, Marcos; o presidente da Câmara de Propriá, vereador Paulo Campos, e o ex-prefeito do município Renato Brandão; Dr. Patrício, promotor de Justiça aposentado, e o Dr. Rinaldo, juiz de Direito.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Jackson recebe título de cidadão em Japoatã –