Déda participa da festa do cinquentenário da Universidade Tiradentes
O governador Marcelo Déda fez parte da solenidade em comemorações do cinquentenário da Universidade Tiradentes (Unit), na noite deste sábado, 21. O evento aconteceu no Campus Aracaju Farolândia e foi prestigiada por docentes, colaboradores, alunos e ex-alunos. Após as homenagens, houve a apresentação da cantora Gal Costa.
Foi lembrando de um verso do poeta Fernando Pessoa que o governador Marcelo Déda iniciou seu discurso. Em síntese, o verso fala da capacidade de abraçar a luta do homem sobre a terra – ‘Deus quer, o homem sonha, a obra nasce’. “Nessa data ao homenagear o Deus que quis, ao aplaudir o homem que sonhou e ao celebrar a obra que nasceu, quero dizer que o reitor Jouberto Uchôa fez uma instituição maior que ele, mais que seus filhos. Uma instituição que se perenizará como um dos laços do Sergipe que todos nós sonhamos, ricos, justo e respeitado”, destacou.
Déda ainda falou do crescimento da instituição, “É uma história de afirmação de uma das mais importantes instituições de ensino do estado de Sergipe e de toda a região Nordeste. A Unit traduz o esforço, a dedicação, a visão estratégia, a visão de futuro do professor Jouberto Uchôa, e ao longo de meio século foi edificando tijolo a tijolo uma instituição de ensino que se transformou em referência, formando, preparando, pós-graduando importantes quadros da vida pública e privada sergipana”.
Para o governador, a presença dos profissionais formados na Unit, tem grande relevância para a vida econômica, social, intelectual e pública de Sergipe. “É uma festa, muito embora celebre o cinquentenário de uma instituição privada, deve ser comemorada por todos nós sergipanos e o Governo do Estado vem aqui prestar suas homenagens àqueles que fundaram essa instituição, que trabalham nessa instituição, que lecionam, que hoje estudam na Unit, mas também prestar uma homenagem aos egressos da universidade que ajudam hoje a consolidar esse belo momento de crescimento econômico do estado de Sergipe”.
Feliz e emocionado por comemorar o cinquentenário da instituição, o reitor Joubert Uchôa disse ter orgulho e gratidão por ter, ao longo desses anos, contado com o apoio da sociedade sergipana. “Eu me sinto altamente compensado por todo o esforço desses 50 anos e eu espero em Deus que eu possa estar aqui em 2062 para festejarmos o centenário. Se eu não estiver, os meus estarão aqui para receber vocês com todo respeito”, avisou.
Quando questionado onde encontra tanta força, ele simplesmente respondeu que ela, a força, vem da família. “A família é o principal combustível para manter a máquina lubrificada. A minha esposa Amélia, mulher de verdade, que em 48 anos de união, me ajudou nessa caminhada”, citou.
Homenagens
A noite foi de celebração, mas também de homenagens a pessoas importantes que passaram pela instituição. A família vez um vídeo em homenagem ao patriarca da família, Joubert Uchôa.
Depois, foi a vez dos colaboradores. Das mãos do reitor o primeiro aluno do ainda Colégio Tiradentes, Luciano Ribeiro Santos; o docente mais antigo da universidade em atividade, Anderson Rego Siqueira; a primeira secretária da instituição, Zidinalva Alves Ferraz, e a colaboradora mais antiga em atividade, Josefina de Cerqueira, receberam uma placa de agradecimento.
Luciano Ribeiro Santos, o primeiro aluno, lembrou da ocasião de sua matrícula. Ele estava saindo do seminário e precisava de uma nova escola. “Vi um rapaz varrendo a caçada e perguntei o que funcionaria no local, o professor Uchoa me respondeu que seria uma escola, entrei e me matriculei”, relembrou.
Anos depois, Luciano foi morar na Bahia, lá fixou residência, entrou na política e passou a ser proprietário de uma faculdade. “Vim passear em Aracaju, pedi ao taxista para conhecer a Unit e para minha surpresa vi a grandiosidade do local e fiquei admirando a fachada do prédio. Lembrei do início e não tem como não se emocionar”, contou.
Depoimentos
Presente à cerimônia, o vice-governador Jackson Barreto fez questão de ressaltar a capacidade da família Uchôa. “É uma instituição hoje vinculada à história do Estado, uma universidade competente acima de tudo, e que demonstra a capacidade do professor Uchôa, da sua família, dos professores, alunos, daqueles que construíram uma universidade”.
O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira também foi parabenizar a família Uchôa. “Uma data importante dos 50 anos da Unit, pois representa a consolidação de um sonho desenvolvido pelo professor Uchôa, que representa uma grande realidade. A Unit com seus campus em Sergipe e em outros Estados demonstrou a vitalidade e o compromisso com o desenvolvimento e tem formado gerações que tem colaborado e contribuído para o engrandecimento do nosso estado e da nossa cidade”.
Comemorações
Para celebrar seus 50 anos, a Universidade Tiradentes ainda tem uma extensa programação. No mês de maio será lançado um livro sobre da história da Universidade Tiradentes, escrito pelo reitor, Jouberto Uchôa de Mendonça, em coautoria com a pesquisadora Maria Lúcia Marques. No segundo semestre, a Unit lançará mais uma obra literária, uma autobiografia do professor Uchôa, primeiro tecelão homem de Sergipe, ex-vigilante, que hoje figura como um dos maiores contribuintes para o desenvolvimento do Estado.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Déda participa da festa do cinquentenário da Universidade Tiradentes –