Socioeducandos do Cenam encerram curso de Instalação elétrica do Senac
Foi encerrado na manhã dessa sexta-feira, 20, mais uma turma de curso profissionalizante dentro do Centro de Atendimento ao Menor (Cenam), unidade de aplicação de medida socioeducativa da Fundação Renascer. Desta vez, dos 10 socioeducandos inscritos, nove concluíram a formação em ‘Instalador Elétrico residencial’, curso contratado ao Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Foram 80 horas de aulas, em um mês de duração.
Com a conclusão, os jovens poderão atuar profissionalmente na área quando deixarem a unidade, é o que informa o instrutor do Senac Edilson Sales. “Eles estão aptos para fazer qualquer instalação residencial e aqueles que não tenham interesse em seguir em frente, se aperfeiçoando na área, pelo menos poderão fazer em casa, não precisarão mais pagar alguém para fazer”, explicou o instrutor.
Nesses cursos, o Senac envia seu instrutor para dar aula nas dependências do Cenam. Para Sales, que teve sua primeira passagem na unidade, foi uma experiência muito boa. “A priori é aquele choque, depois vem algumas dificuldades em sala de aula, mas nada que eu não fosse capaz de contornar, e agora a gente já criou um vínculo. Na minha avaliação foi muito proveitoso e na próxima turma será bem mais tranquilo”, contou.
Oportunidade
Além do certificado, os socioeducandos receberão um kit com as ferramentas básicas para o trabalho, contendo alicates, chaves de fenda e de teste e multímetro. A intenção de um dos concludentes é usar o conhecimento adquirido em casa. “Achei o curso bom, fácil de aprender, não quebra muito a cabeça e o professor também é gente boa. Seguir como profissão eu não pretendo não, mas alguma coisa assim já vai dar para fazer em casa”, comentou o jovem de 17 anos, da cidade de Lagarto, que há três meses está na unidade.
Já o colega de turma pensa um pouco diferente. “Eu não sabia nada sobre eletricidade, nunca tive nenhum contato antes, mas ia perguntando ao professor e fui aprendendo. Quando sair daqui, se tiver chance, posso ganhar dinheiro sim nessa área, achei bom aprender”, relatou o jovem de 20 anos, que está no quarto mês de cumprimento de medida.
O diretor do Cenam, Wigner Mota, reforçou aos jovens a importância de saberem aproveitar o aprendido. “Espero que possam usá-lo lá fora, direcionando para o mercado de trabalho, para que não voltem a cometer o mesmo ato que trouxe vocês para cá. Agarrem essa oportunidade e vocês estão de parabéns. A gente ganha a satisfação de vê-los concluírem o curso, mas vocês ganham uma ferramenta para um futuro melhor”, disse.
Progressos
Os cursos profissionalizantes no Cenam serão retomados após as audiências concentradas, que acontecerão dias 24 e 25 próximos. Aos socioeducandos que venham a sair, o diretor Operacional da Fundação Renascer, Rivaldo Sobral, falou sobre o Programa de Egressos (Progressos), que acompanha os que cumpriram a medida, e a nova oportunidade que pode vir a surgir para aqueles que tenham interesse em atuar profissionalmente.
“Aos que concluíram eu dou os parabéns, porque esse certificado do Senac será um diferencial para vocês adentrarem no mercado de trabalho. Com esses cursos estamos buscando o melhor para vocês agora, e quando terminarem a medida, basta saberem aproveitar”, disse o diretor. Também participaram do encerramento a coordenadora técnica da unidade, Agnes Freire, e a assistente social Sheila Sodré, que parabenizaram os concludentes.
Novos cursos
Além do Cenam, a Fundação Renascer disponibiliza cursos profissionalizantes nas outras unidades socioeducativas e protetivas que administra. Também hoje, teve início na unidade de acolhimento Izabel Abreu, o curso de Arranjo de Flores, com carga horária de 40h e aulas as terças e sextas-feiras. E no dia 25 terá início na Unidade socioeducativa Feminina (Unifem) o curso de Bolos e Tortas, com aulas as quartas, quintas e sextas-feiras, num total de 39h/aula.
- Socioeducandos do Cenam encerram curso de Instalação elétrica do Senac – Fotos: Ascom/Renascer