[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Sempre atenta às questões ambientais e à necessidade da preservação dos recursos naturais, a Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe (Cohidro) dará início ao processo de limpeza e despoluição da Barragem da Ribeira, no município de Itabaiana.

Na região, a companhia presta assistência técnica e irrigação gratuitas a centenas de famílias de agricultores no perímetro irrigado da Ribeira, abastecido com a água da barragem homônima. A programação terá início na próxima terça-feira, 24 de abril.

Na ocasião, um grupo de trabalhadores será dividido em duas equipes e, com apoio de dois barcos, realizará a coleta de vasilhames e outros detritos jogados em toda extensão da barragem. Outro grupo de pessoas fará a seleção do material recolhido, que, posteriormente, será acondicionado em bigbags (sacolões) e encaminhado à Central de Recebimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos (Ardase). O restante será encaminhado para a lixeira do município.

“Vale ressaltar que as embalagens depositadas tanto na barragem quanto no seu entorno são, em sua maioria, vasilhames de água sanitária, amaciantes, querosene, óleo, etc. No momento em que os sacolões estiverem cheios, serão transportados no caminhão da Cohidro até a cidade de Ribeirópolis, onde funciona a Central”, adianta a gerente de Desenvolvimento Agropecuário, Sônia Loureiro.

A estimativa é que a ação seja executada em três dias, devido à grande quantidade de lixo depositada. “Num segundo momento faremos um ciclo de palestras educativas envolvendo todas as escolas localizadas no perímetro da Ribeira, onde, além das palestras, mostraremos uma coletânea de fotos de antes e depois da limpeza, sortearemos brindes entre os participantes e distribuiremos material educativo, com intuito de educar e conscientizar a comunidade da importância da água no nosso dia a dia”, explica Loureiro.

Barragem

Com um volume acumulado de aproximadamente 16,5 milhões de m³ de água, a barragem da Ribeira beneficia uma população de 5 mil pessoas com a liberação de água para o consumo humano e animal e para irrigação de 1.100 hectares em seus 466 lotes irrigados, responsáveis pela produção anual de 12.537 toneladas de alimentos.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.