[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Com objetivo de fornecer orientações técnicas sobre os novos desafios do processo de renovação e adesão ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), técnicos do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional (DASAN) da Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento  Social assistiram na manhã desta segunda-feira, 16, uma  teleconferência promovida pelo MDS.

Para falar sobre a iniciativa estratégica no Plano Brasil Sem Miséria para combater a insegurança alimentar e promover a inclusão social de agricultores familiares foram convidadas a secretária nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS, Maya Takagi e a diretora do Departamento de Apoio à Aquisição e à Comercialização da Produção Familiar -(Decom/MDS), Denise Reif Kroeff.

A teleconferência apresentou a nova forma de adesão ao programa por meio do Termo de Adesão. As mudanças se deram por conta da ampliação da dotação orçamentária para 2012. A partir de agora não haverá mais convênios entre as partes, o novo modelo operacional do PAA seguirá etapas como adesão, pactuação de valores e metas, pactuação local, aquisição e distribuição de alimentos, pagamentos de fornecedores e apoio financeiros aos executores.

Para a coordenadora estadual do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) Frutos da Terra, Carla Santana, o encontro de hoje serviu para sanar dúvidas quanto ao novo modelo de execução. “Em Sergipe ainda estamos no formato antigo e o contrato com os convênios acabam em Junho, portanto temos que nos articular para inserção das mudanças, pois temos um grande contingente de municípios a aderir ao programa”.

Com o novo formato o pagamento aos fornecedores será feito diretamente pela União ou por intermédio das instituições financeiras oficiais, e o produtor receberá um cartão magnético para sacar seus rendimentos gerados através do PAA.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.