Estado e parceiros estudam aperfeiçoamento das capacitações do ‘Mão Amiga’
A Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides), através do departamento de Renda e Cidadania, promoveu nesta sexta-feira, 13, uma reunião com representantes de órgãos e prefeituras envolvidas com o programa de transferência de renda e geração de cidadania, Mão Amiga.
O encontro teve o objetivo de articular coletivamente maneiras de aperfeiçoar as capacitações oferecidas pelo Mão Amiga ao beneficiários, em especial, as aulas do Sergipe Alfabetizado.
“O encontro serviu para pensarmos em mecanismos que induzam os trabalhadores do campo, que integram o Mão Amiga, a frequentarem as aulas do Sergipe Alfabetizado com assiduidade.”, destacou a diretora do departamento de Renda e Cidadania da Seides, Heleonora Cerqueira.
Em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seed), o Estado incorporou ao programa Mão Amiga, o programa Sergipe Alfabetizado. A meta é ensinar os trabalhadores a ler e escrever, garantindo a eles a possibilidade de se desenvolver e conquistar novos horizontes para o seu futuro e o de suas famílias. A meta é ensinar 1.458 trabalhadores analfabetos a ler e escrever.
Foram impressos 1.200 livros específicos para os alunos do ‘Mão Amiga’ que participam do Sergipe Alfabetizado, com o intuito de aproximar a didática ao contexto social dos trabalhadores rurais.
“Entendemos que a linguagem utilizada nas antigas cartilhas era de difícil compreensão para os trabalhadores, analisamos com cuidado e sugerimos adequações na linguagem. Hoje o conteúdo foi formatado com uma linguagem direcionada para o trabalhador do campo”, comentou o coordenador estadual do Sergipe Alfabetizado, José Genivaldo Martirez.
A representante da Secretaria da Agricultura de Riachão do Dantas e coordenadora do Sergipe Alfabetizado de Capela, Beatriz Breta, disse estar disposta a resgatar os trabalhadores do analfabetismo. “É um trabalho árduo convencer a população do campo de que a educação é um benefício, mas vamos atrás desse propósito”, relatou.
Mão Amiga
O programa ‘Mão Amiga’ garante a subsistência dos trabalhadores rurais da laranja e da cana-de-açúcar no período da entressafra, através de uma bolsa mensal de R$ 190 durante os meses de novembro e fevereiro para a cultura da laranja, e entre maio e agosto para a cana-de-açúcar.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Estado e parceiros estudam aperfeiçoamento das capacitações do ‘Mão Amiga’ – A diretora do departamento de Renda e Cidadania da Seides
- Heleonora Cerqueira