[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides) realiza nesta quarta-feira, 11, a capacitação sobre Financiamento e Gestão da Política de Assistência Social no âmbito do Sistema Único da Assistência Social (SUAS). O evento acontece até esta quinta, 12, no Riverside Farol Hotel (antigo D’Burguês).

O encontro tem o objetivo de aprimorar os serviços da assistência  com a capacitação de 350 pessoas entre gestores, técnicos e conselheiros dos 75 municípios sergipanos. A secretária adjunta da Seides, Maria Luci Silva, destacou a importância do evento.

“Tendo em vista o trabalho que estamos executando para aperfeiçoar o plano Sergipe mais Justo, a ação de capacitar os técnicos e gestores sobre orçamento e financiamento é fundamental para melhorarmos ainda mais o atendimento à população extremamente pobre, através da política de assistência social”, ressaltou Maria Luci.

“Esse é um momento muito importante para a execução da política de  assistência social no estado de Sergipe, já que podemos discutir gestão e financiamento. Aqui é o espaço onde o gestor pode se posicionar, relatar suas dúvidas e fragilidades, através da capacitação que estarão recebendo”, declarou o presidente do Colegiado Nacional de Gestores da Assistência Social (Congemas), Valdiosmar Vieira.

A abertura das palestras contou com a participação de Alexandra de Souza Trivelino, representante do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), através da Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAC). A técnica do MDS proferiu uma palestra sobre a ‘Organização e Gestão dos Serviços e Assistência Social na Proteção Social Básica e respectivos pisos’.

“O nosso objetivo é contribuir com o Estado, que tem o papel fundamental de prestar um apoio técnico aos municípios. A Assistência Social vem assumindo e consolidando a gestão  de forma absoluta em todo o Brasil. A minha palestra explana a estruturação da gestão do Suas, contemplando os programas e projetos da Assistência Social”, disse Alexandra.

A representante do Ministério Público Estadual, a promotora de Justiça Miriam Teresa Machado, também participou do evento. “Participo do encontro com a intenção de conhecer a realidade dos municípios no que se refere a financiamentos e orçamento das políticas de assistência social do nosso estado. Dessa forma, poderemos pensar em como melhorar os equipamentos da Assistência Social, além de fortalecer a política executada nos município”.

Na nova roupagem da política de Assistência Social, os gestores municipais são os ordenadores de despesas, por isso o estado realiza essa capacitação com o objetivo  de aprimorar essa política, já que secretários de assistência vão ordenar como gastar o recurso.

No período da tarde, a representante do Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS), Vitória Batista Silva, explanará uma apresentação sobre ‘Financiamento na Área de Assistência Social’.

Ainda participaram do encontro, a vice-presidente do Colegiado Estadual de Gestores Municipais (Coegemas), Rita de Cássia Ferreira, a presidente do Conselho Estadual de Assistência Social e a diretora do departamento de Assistência Social da Seides, Sônia Lima Azevedo.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.