[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) recebeu, na tarde da última terça-feira, 3, a visita de técnicos da Divisão de Informação e Análise de Situação do Instituto Nacional de Câncer (Inca), que fará uma análise dos registros de câncer no Estado, através do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) e o Hospital de Cirurgia.

O registro de câncer é realizado através de um sistema e começa a ser feito pelo médico que atende o paciente. As informações repassadas ao Inca pelos serviços de saúde são dados epidemiológicos que permitem a avaliação do desempenho da prestação do serviço ao paciente, a sobrevida e a qualidade de vida dele. Também servem para que o gestor avalie o Sistema Único de Saúde (SUS) na área de oncologia.

A técnica do Instituto, Maria do Carmo Esteves, vislumbra que o registro do câncer feito corretamente possa ir além da qualidade de vida e sobrevida dos pacientes. “A gente espera que essas informações sejam utilizadas para melhorar a qualidade da assistência dos pacientes com câncer, otimizar recursos, organizar a rede e um conjunto de benefícios que serão construídos a partir das análises estabelecidas”, afirmou a técnica.

Para o gestor da pasta de Saúde, Antônio Carlos Guimarães, as informações vão melhorar a qualidade de vida e sobrevida do paciente no momento em que facilitarem o acompanhamento pelo profissional de saúde. “Esses dados são muito importantes para o trabalhador lá na ponta. O profissional médico poderá entender o que ele está fazendo efetivamente, como está o grau sobrevida dos pacientes que estão sendo acompanhados por ele”, disse o secretário de Estado da Saúde.

A reunião foi acompanhada pelo setor responsável pelo registro de câncer da SES, o superintendente do Huse, Francisco Claro, e membros da diretoria do Hospital de Cirurgia.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.