Estado e União trabalham para implantar ‘Água para Todos’ em SE
O coordenador estadual da Defesa Civil, Tenente-Coronel José Erivaldo Mendes, reuniu-se na tarde desta terça-feira, 3, com o representante do Ministério da Integração Nacional, Alexandre Gomes, para encaminhar o processo de implantação do programa ‘Água para Todos’, do Governo Federal, em Sergipe. Outros representantes de secretarias e órgãos governamentais também participaram do encontro, realizado na Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri).
Sergipe será o primeiro Estado a implantar o programa, que tem como objetivo mudar o sistema de distribuição de água e torná-lo perene para as regiões que sofrem com a estiagem, além de qualificar o processo de captação e tratamento e de entrega.
Com o ‘Água Para Todos’, os municípios cadastrados receberão água de qualidade e tratada durante todo o ano, independente da sazonalidade. Todo o sistema será comandado por um software que permitirá o gerenciamento do percurso da água da estação de tratamento até a entrega as famílias.
“Hoje, apresentamos as proposições que resultaram da coleta de dados e informações provenientes de visitas a campo nos municípios sergipanos. As alternativas formuladas valorizam a possibilidade de atendimento a população. As propostas estão sendo apresentadas considerando a estratégia de diagnóstico e sugestão para implantação do programa, além do plano de trabalho para instalação e operação de sistemas simplificados de abastecimento de água”, explicou o Tenente-Coronel Mendes .
O programa deve beneficiar um total de 20 municípios, de acordo dados contidos no georrefereciamento de infraestrutura de oferta de água tratada, realizado nos municípios sergipanos pela Defesa Civil e outros órgãos do Estado.
“O Ministério avaliou que Sergipe é um estado organizado em relação ao controle da operação pipa da Defesa Civil. Por isso, temos a intenção de fazer com que o sejamos modelo para outros estados do Brasil. A nossa intenção hoje é delinear as responsabilidades de Sergipe e do Ministério no processo de implantação do programa aqui”, ressaltou Alexandre Gomes, do Ministério da Integração Nacional.
Funcionamento
Após o cadastramento das famílias, será entregue o cartão ‘Água para Todos’. O atendimento será individualizado e cada família da zona rural receberá um valor litro para as suas necessidades básicas. Ao todo, 10 estações de tratamento vão atender aos municípios, fornecendo em média 300m³ de água/dia. Essas estações serão implantadas nas comunidades mais próximas aos mananciais, para que haja a facilidade do tratamento e a locomoção dos caminhões.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Estado e União trabalham para implantar ‘Água para Todos’ em SE – O coordenador estadual da Defesa Civil
- TenenteCoronel José Erivaldo Mendes