[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) e as três Fundações Estatais de Saúde – Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), Fundação Estadual de Saúde (Funesa) e Fundação de Saúde Parreiras Hortas (FSPH) – participam dos quatro dias do VIII Congresso de Secretarias Municipais de Saúde do Nordeste.

O evento promovido pelo Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems) de Sergipe teve a abertura oficial na última quarta-feira, 28, e segue a até o próximo sábado, 31. O objetivo do evento é discutir com os secretários municipais de saúde a consolidação das políticas públicas, criando ferramentas de gestão para melhorar a prestação de serviço do Sistema Único de Saúde (SUS).

O congresso do Cosems reuniu em torno de mil secretários Municipais de Saúde vindos de todos os Estados da região Nordeste com gestores e técnicos vindos do Ministério da Saúde (MS). Dentre as secretarias ministeriais presentes estavam a Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa, Atenção à Saúde, Ciência e Tecnologia, Secretaria de Saúde do Índio, dentre outras.

O Ministério da Saúde vem até os municípios para discutir as políticas. A partir da presença do órgão federal gestor do SUS para sanar dúvidas e construir um futuro. Ele vem conhecer a realidade e compreender as demandas do ponto de vista financeiro e de necessidade que os municípios possuem.

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Antônio Carlos Guimarães, Sergipe poderá compartilhar diversas experiências exitosas durante o congresso. “Aqui em Sergipe nós podemos compartilhar uma experiência acumulada chamada Reforma Sanitária. Nós construímos um arcabouço legal em que foram definidos recursos novos para o SUS, principalmente para ações e serviços de saúde e, mais do que isso, uma forma de pactuação entre os municípios, Estado e, agora, com a participação do Ministério da Saúde de uma maneira em que esses três entes, de forma solidária, se responsabilizam para melhorar continuamente a saúde da população”, disse o gestor da pasta da Saúde do governo do Estado.

Para o presidente do Cosems de Sergipe e secretário de Saúde de Nossa Senhora do Socorro, Saulo Eloy, a participação do Governo do Estado, através da SES, no congresso é uma demonstração da parceria que existe entre os entes federados. “O Estado é o nosso grande parceiro e um elo propagador. Ele tem uma responsabilidade na condução dos processos e nós fazemos valer essa relação de maneira respeitosa, parceira, co-irmã, respeitando os limites, cobrando os espaços e temos tido acolhimento necessário para desenvolver nossos trabalhos”, ressaltou Eloy.

Fundações Estatais de Saúde

A três Fundações Estatais de Saúde, além de participarem das discussões e dos estandes montados no evento para mostrar o que e de que maneira prestam seus serviços, também vão compartilhar experiências.

“As Fundações são um novo modelo que impactam positivamente na atenção à saúde. Elas são um projeto novo, olhado pelo Ministério da Saúde como pioneiro e único no país e Sergipe é uma grande referência nos novos modelos de gestão”, afirmou Emanuel Messias, diretor geral da FHS.

O diretor geral da FSPH, Roberto Gurgel, destacou a perseverança e a ousadia para implantação de um novo modelo de gestão. “Os secretários de saúde reunidos aqui vão conhecer a realidade do que é uma fundação pública de direito privado. No caso da Parreiras Horta nós mostraremos a atuação do Hemose e do Lacen, além de poder discutir os ganhos que nós tivemos ao evoluir de autarquia para fundação. A gente também vai compartilhar os problemas e dificuldades que a gente teve na implantação, que não foram poucos, mas que a gente superou e estamos colhendo os frutos”, disse Gurgel.

A Funesa também participa do evento mostrando os serviços prestados na área de educação permanente e combate às doenças endêmicas, como a dengue. “Esse espaço é um local de troca de experiências com pessoas de vários lugares. Podemos discutir políticas de Saúde e mostrar como a Funesa contribui para a Reforma Sanitária e as boas soluções que coloca para a população”, disse Cláudia Menezes, diretora geral da Funesa.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.