Professores da rede estadual participam da Oficina de Elaboração de Projetos Científicos
Cerca de 250 professores das redes estadual e municipal de ensino participam nesta sexta-feira, 23, da Oficina de Elaboração de Projetos Científicos, promovido em parceria entre a Secretaria de Estado da Educação (Seed), Universidade Federal de Sergipe (UFS) e FAPITEC. O evento faz parte da Feira Estadual de Ciências, Tecnologia e Artes de Sergipe (Cienart) e está sendo realizado no auditório da UFS.
A abertura ficou por conta da palestra ministrada pela professora Jaqueline Neves Moreira, que falou sobre a importância da atividade científica na formação do estudante. De acordo com o coordenador do Serviço de Ensino Médio do Departamento de Educação da Seed, Paulo Roberto Rego, o evento é fundamental para a melhoria da educação no estado. “Essa oficina desenvolve junto aos professores a possibilidade de eles elaborarem projetos científicos, compreenderem como devem proceder para elaborar um projeto científico. A gente acredita que está contribuindo para a melhoria da qualidade do ensino”, explicou.
Um dos objetivos das palestras é preparar o professor para orientar projetos de feira de ciências. Segundo a coordenadora da oficina, Zélia Soares Macedo, haverá novos encontros ao longo do ano, e no mês de outubro será realizada a culminância do projeto, com a Feira Estadual de Ciências, Tecnologias e Artes.
Ela destacou os benefícios que o projeto traz à comunidade escolar. “É importante levar para os professores e para a população, de uma maneira geral, as informações que os pesquisadores têm aqui na UFS. É uma maneira de atingirmos toda a comunidade”, afirmou.
Benefícios
Os professores que estão participando ressaltaram os benefícios dessa interação entre a UFS e as escolas. “É gratificante participar desta oficina, pois nos traz mais conhecimentos. É importante unir o técnico da universidade com as escolas”, disse a professora Nadja Maria de Freitas, que ensina no Colégio Estadual José Joaquim Cardoso, em Malhador.
Já o professor Ideltino Barreto disse que “é uma grande motivação para inserir o aluno na pesquisa e dar uma nova dinâmica e um novo olhar sobre a educação”. A mesma opinião foi compartilhada pela professora Edivânia Santa Rosa Nunes, que ensina na Escola Estadual José de Carvalho Déda, em Simão Dias. “Chamar a atenção dos alunos para os conteúdos que são dados ao longo do trabalho escolar é muito difícil. O projeto científico traz esse despertar e esse desafio ao estudante. Quando o professor desenvolve esse trabalho com os alunos, o ensino-aprendizagem deslancha de forma mais tranquila”, afirmou.
Atividades
A oficina continuará no período da tarde, a partir das 13h30, com a palestra “Como elaborar um projeto científico”, ministrada pela professora Eva Maria Siqueira Alves. Às 14h20 será realizada uma dinâmica, com discussão dirigida sobre os temas dos projetos. Já a partir das 15h10, haverá a exposição de ideias e apresentação das ferramentas de auxílio ao professor.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Professores da rede estadual participam da Oficina de Elaboração de Projetos Científicos – O coordenador do Serviço de Ensino Médio
- Paulo Roberto Rêgo