Maternidade executa primeira etapa da ‘Iniciativa Hospital Amigo da Criança’
Sensibilizar os profissionais de diferentes áreas de atuação. Esta foi a primeira etapa desenvolvida pela Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL) na conquista pelo selo ‘Iniciativa Hospital Amigo da Criança’ (Ihac). O título foi idealizado em 1990 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), com o objetivo de promover, proteger e apoiar o aleitamento materno.
Até alcançar a meta, a MNSL precisa cumprir os chamados ‘Dez Passos para o Sucesso do Aleitamento Materno’, uma exigência universal para que os estabelecimentos de saúde mudem condutas e rotinas responsáveis pelos elevados índices de desmame precoce. “Neste processo, fazemos uma avaliação dos serviços que já oferecemos à população, e para isso é fundamental que todos se sintam parceiros, que entendam o conceito dessa proposta tão importante para melhorar o nosso elo com a comunidade”, explicou a gerente do Banco de Leite Humano (BLH), Hélia Karla Agapito.
Conscientização
A primeira fase foi focada na conscientização daqueles que trabalham na maternidade, desde setores administrativos, passando pelo centro cirúrgico até as alas de enfermaria. Para melhor ilustrar essa intenção, os servidores assistiram ao filme ‘Iniciativa Hospital Amigo da Criança – Dez passos que fazem a diferença’. O vídeo mostra a importância do acolhimento e da orientação às mães para que a amamentação seja estimulada desde o primeiro minuto de vida do bebê.
“Não tenho dúvidas de que esse filme ampliou mais o meu conhecimento sobre o assunto. Ouvindo os grandes especialistas e acompanhando os depoimentos das mães, percebemos a importância desse contato tão próximo entre o filho e aquela mulher que gera a vida,” disse a responsável técnica pelo faturamento da MNSL, Miriam Dantas.
Segundo a auxiliar de enfermagem Alzenir Eloi, a metodologia aplicada serve para que os profissionais reflitam sobre seus papéis no Sistema Único de Saúde (SUS). “Mesmo experientes no assunto, nós acabamos sugados pela rotina, o que muitas vezes nos impede de colocar em prática aquilo que aprendemos. Com esses relatos mostrados no vídeo, entendemos verdadeiramente que o nosso trabalho é mais que uma obrigação, é um gesto de amor ao próximo,” analisou Alzenir.
Continuidade
A Ihac soma-se aos esforços do Programa Nacional de Incentivo ao Aleitamento Materno (PNIAM/MS), coordenado pelo Ministério da Saúde (MS). Por isso, após a etapa de sensibilização, a maternidade precisa concentrar esforços pela adoção de leis que protejam o trabalho da mulher que está amamentando; apoiar rotinas de serviços que promovam o aleitamento materno; e combater a livre propaganda de leites artificiais para bebês, bem como bicos, chupetas e mamadeiras.
“Nos próximos meses, o Núcleo de Educação Permanente (NEP) da MNSL deve concretizar a execução nas novas fases. O próximo passo é elaborar o cronograma de treinamento do pessoal envolvido, para que todos se transformem em ferramentas capazes de promover o aleitamento não só dentro, mas fora da unidade de saúde,” concluiu o responsável técnico pelo NEP, Fagner Pereira.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Maternidade executa primeira etapa da ‘Iniciativa Hospital Amigo da Criança’ – Fotos: Ascom/FHS