Cia. ‘Stultífera Navis’ dá sequência à programação de rua do Fest
Até o dia 28 de março, Aracaju é a capital nacional das artes cênicas. Iniciado no dia 14, o Festival Sergipano de Teatro (Fest) segue a todo vapor com apresentações nos teatros e em espaços abertos. Na tarde de quarta-feira, 21, não poderia ser diferente. Na praça Fausto Cardoso, a Cia de Teatro Stultífera Navis foi a responsável pela apresentação do espetáculo ‘Almanaque’, e não decepcionou o público.
A peça, que faz uma retrospectiva dos últimos 50 anos do Brasil e do Mundo, traz de forma leve e ágil diversos conteúdos e fatos que marcaram a sociedade, como a corrida espacial, as copas do mundo de futebol, ditadura militar, atentado às torres gêmeas, entre outros fatos, atraiu a atenção das pessoas, muitas que já vêm prestigiando todos os dias o Festival.
O casal Marcos e Marciane Alves, por exemplo, já prestigiam as apresentações do Festival na Fausto Cardoso pela terceira vez. “É difícil a gente ver apresentações em praças, é uma iniciativa muito legal. A praça é um lugar mais acessível ao povo”, declarou o vendedor sergipano que mora em Palmas, no Tocantins.
Além de possibilitar a população momento de lazer e cultura em vários locais da cidade, o Festival proporciona uma troca de experiências entre os atores, já que há apresentações de grupos locais e nacionais. Para a estudante de teatro Michele Santana, o evento serve como uma vitrine para os artistas sergipanos. “É uma oportunidade para mostrar que Sergipe faz Teatro com qualidade. É bom para os atores, que podem mostrar o trabalho deles, e para o povo, que tem acesso gratuito à arte”, disse.
Arte em toda parte
Espaços como os Teatros Atheneu, Lourival Baptista e Tobias Barreto, além da praça Fausto Cardoso, Mirante da Treze de Julho e Rua da Cultura, receberão o evento, que tem a participação de grupos já conhecidos do público sergipano, como o Imbuaça, por exemplo, e de jovens rostos do teatro, como a Companhia de Teatro Montecourt e Coletivo Usina de Teatro.
Ao todo, serão apresentados 30 espetáculos teatrais de palco e de rua, sendo 22 de grupos sergipanos e oito de grupos convidados, dos estados da Bahia, Rio de Janeiro, Piauí, Distrito Federal, Pernambuco, Rio Grande do Sul e São Paulo. Todos os espetáculos têm entrada gratuita.
Realização
O II Festival Sergipano de Teatro é uma realização do Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Cultura, e Instituto de Artes Cênicas de Aracaju (IACEMA). Tem patrocínio do Ministério da Cultura, via Lei Rouanet, e co-patrocínio do Banco do Estado de Sergipe (Banese). O evento conta também com o apoio cultural da Prefeitura de Aracaju, Fundação Aperipê, Hotel Del Canto, Banco do Nordeste e Sesc. Colaboram com o II FEST o Sated/SE e o Fórum Unificado de Circo, Dança e Teatro.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Cia. ‘Stultífera Navis’ dá sequência à programação de rua do Fest – Fotos: Ascom/Secult