Em cerimônia de despedida, Déda elogia Makhtar Diop, do Banco Mundial
O governador Marcelo Déda participou na noite dessa quarta, 21, em Brasília, da despedida de Maktar Diop, que deixa o posto de diretor do Banco Mundial (Bird) para o Brasil. “Todos nós somos muito gratos pela forma como você traduziu o papel do Banco Mundial no nosso país”, pronunciou-se o governador, em nome de seus colegas do Nordeste, na cerimônia de troca de comando.
Senegalês, ele será substituído pela norte-americana Deborah Wetzel. Diop assumirá a vice-presidência do banco para a África. Último orador, Déda disse que testemunhou a mudança de postura da instituição em relação ao Brasil. “Em vez de uma agência em Brasília, passiva, esperando a provocação de seus possíveis parceiros, a equipe liderada por Makhtar resolveu provocar-nos a todos”.
Dinamismo
Esta mudança, caracterizada pela presença do dirigente em quase todos os estados nordestinos, inclusive Sergipe, traduziu-se em resultados concretos para a região. “Você dinamizou e deu visibilidade às operações do Banco Mundial. Entendeu o Brasil e compreendeu como nós somos”, elogiou o governador.
Déda relatou que, antes de Diop, nunca havia assinado contrato com o Bird. “Tenho orgulho de dizer que estou entre aqueles que têm como parceria principal neste momento o Banco Mundial. Não porque despreze o Bid [Banco Interamericano de Desenvolvimento], que é uma instituição de grande relevância também. Mas porque houve um processo de aproximação mais efetivo com o Banco Mundial”, disse Déda.
Por fim, antes de saudar a nova dirigente, lembrou que a obediência às normas da instituição não impediram que Diop se aproximasse de seus clientes. “As regras, duras às vezes, se tornavam mais leves pelo empenho, pela paixão, que Makhtar imprimia em cada contato, em cada negociação, em cada proposta e em cada projeto”. À plateia, Déda resumiu sua gratidão: “sentiremos muitas saudades de Makhtar Diop”.
Leia também:
– Déda busca empréstimo de US$ 150 mi com o Bird para ações sociais
– Déda apresenta diretrizes e resultados do Governo à equipe do Banco Mundial
– Governo do Estado assina contratos com o Banco Mundial
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Em cerimônia de despedida
- Déda elogia Makhtar Diop
- do Banco Mundial – O governador Marcelo Déda participou da despedida de Maktar Diop / Fotos: Roberto Jayme