Funesa convoca novos agentes de endemias
Na manhã desta terça-feira, 20, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Fundação Estadual de Saúde (Funesa), iniciou a quarta capacitação dos agentes de endemias e motoristas de Ultra Baixo Volume (UBV), no auditório da Escola Técnica em Saúde do Sistema Único de Saúde (SUS/Etsus/SE).
Essa ação tem por objetivo capacitar cerca de 80 convocados, com a finalidade de completar o total de 400 agentes que serão entregues pelo Governo do Estado aos municípios sergipanos. “Convocamos 80 pessoas, mas, infelizmente, nem todos atenderam ao chamado. Então, teremos mais uma capacitação com cerca de dez agentes. De um modo geral, a gente espera conseguir o mesmo êxito das outras capacitações”, declarou o coordenador de Prevenção e Promoção à Saúde da Funesa, Carlos Adriano Almeida.
Durante a abertura, o secretário-adjunto de Estado da Saúde, Jorge Viana, ressaltou o papel do agente e falou sobre a situação do dengue no Estado. “Através de vocês, nós conseguimos controlar a epidemia de dengue no Estado. Essa é a importância de vocês no controle da dengue e nós temos essa consciência”, pontuou Viana. Aprovado no processo seletivo, o agente de endemia André Barros sente-se satisfeito e acredita na possibilidade de aliar essa atividade à sua formação acadêmica. “Fiz a inscrição para ter experiência e por ser meu primeiro emprego. Além de ganhar dinheiro, espero ganhar experiência, que tem a ver com a minha formação, já que faço Biologia”, afirmou André.
Agentes
Como as 400 vagas não foram preenchidas por motivo de desistência de alguns aprovados, uma nova convocação foi realizada. Antes de serem entregues aos municípios, eles passam por uma capacitação, que segue até a próxima sexta-feira, 23, quando receberão a carta de apresentação e o uniforme. Na próxima segunda-feira, 26, eles se apresentarão aos seus respectivos municípios.
Brigada em ação
Os agentes que já estão trabalhando cumprem a carga-horária de 40 horas semanais e têm sido acompanhados através de mecanismos que avaliam as atividades desenvolvidas. “A gente acredita que eles estejam dando conta do que foi encomendado para eles”, destacou a coordenadora do Núcleo de Endemias da SES, Sidney Sá.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Funesa convoca novos agentes de endemias – Fotos: Walber Faria/SES