Acolhidas do Izabel Abreu participam da I Semana Municipal de Capoeira
O Maculelê – dança de forte expressão dramática, dançada em grupo, batendo as grimas (bastões) ao ritmo dos atabaques e ao som de cânticos em dialetos africanos ou em linguagem popular – foi apresentado por 10 adolescentes da Unidade de Acolhimento Izabel Abreu, que integra a Fundação Renascer, na noite da última sexta-feira, 16, dentro da programação da I Semana Municipal de Capoeira.
A apresentação ocorreu no Centro Cultural J. Inácio, na Orla de Atalaia, no penúltimo dia da semana que foi encerrada sábado, dia 17, quando se comemora o Dia Municipal da Capoeira em Aracaju. As jovens mostraram uma coreografia que já vem sendo ensaiada há dois anos pela professora de dança da unidade, Nágila Gama, que é praticante da Capoeira há 15 anos.
“Fomos convidados pelo Mestre Beija Flor e pela professora Josineide e foi muito bom para elas poderem participar de um evento como esse. A capoeira em si ainda não faz parte das minhas aulas na unidade, mas estou tentando inserir”, informou a professora.
Semana de Capoeira
A Semana de Capoeira foi promovida por uma comissão, formada pela Federação Sergipana e por diversos mestres e professores de Aracaju. “Tivemos fórum, debates, apresentações no centro da cidade, cinemateca. Hoje foi a festa da Iúna, onde as adolescentes fizeram sua apresentação. E o objetivo da semana foi discutir a capoeira inclusiva nas escolas e a Lei 10639/03 da cultura negra nas escolas”, informou o Mestre Beija Flor, um dos organizadores do evento.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Acolhidas do Izabel Abreu participam da I Semana Municipal de Capoeira –