[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Cerca de 80 alfabetizadores do Programa Sergipe Alfabetizado participaram, na manhã desta sexta-feira, 16, de mais uma capacitação. Desta vez estiveram presentes os professores das turmas de Aracaju, Nossa Senhora do Socorro e de alguns municípios da diretoria regional de educação sediada em Itabaiana. A capacitação foi ministrada pela coordenadora Gleicimara Rodrigues Passos, que transmitiu informações sobre o planejamento das aulas que reiniciarão na próxima segunda-feira, 19.

Além desse encontro, os alfabetizadores passarão por um acompanhamento mensal para garantir uma melhor qualidade na alfabetização de jovens e adultos. Este novo módulo,  referente a 2011/2012, terá 30 mil alunos com idade acima de 15 anos.

A coordenadora Gleicimara Passos exaltou os bons resultados do programa. “A gente vê que as pessoas estão se alfabetizando, aprendendo a ler e escrever, e a nossa preocupação é motivar os nossos alunos a continuarem os estudos, pois aqui é só o início”, disse. Já Rivânia Alves dos Santos, coordenadora de turma, disse que “é importante alfabetizar os jovens e adultos e formá-los, para possivelmente eles seguirem para o ensino de jovens e adultos”.

Alfabetização

Os professores que participaram da capacitação destacaram a importância do programa para a Educação. Foi o caso da pedagoga Amanda Santos Sales. Segundo ela, “existem pessoas que nunca tiveram a oportunidade de aprender nada, nem de ir à escola porque começaram a trabalhar desde cedo, e hoje, com este projeto, é a oportunidade que eles estão tendo”.

A mesma opinião foi compartilhada pela professora Jane Cleide. “É gratificante quando chegamos a uma sala de aula e pegamos uma pessoa que não sabe nada, mas tem vontade de descobrir as letras. Essa é a importância do programa e mostra que o Governo do Estado está trabalhando para erradicar o analfabetismo”, afirmou.

A professora Maria Célia Santos se mostrou feliz, principalmente pela oportunidade de ensinar pessoas idosas a ler e escrever. “Nós temos em Sergipe muitas pessoas que ainda não são alfabetizadas, e é gratificante quando nós pegamos alunos que já são idosos. Temos alunos de 70 anos que não tiveram essa oportunidade e estão tendo agora”, disse.

Sergipe Alfabetizado

Desde que foi instituído pelo Governo de Sergipe, o programa já alfabetizou mais de 170 mil pessoas acima dos 15 anos. O Sergipe Alfabetizado está em consonância com o Programa Brasil Alfabetizado, do Governo Federal, e tem como meta iniciar o processo de alfabetização de jovens e adultos para erradicar o analfabetismo no Brasil.

No módulo 2010/2011(dezembro de 2010 a junho de 2011), o processo de alfabetização foi iniciado com 40 mil alunos cadastrados. Concluíram o curso 33.704 pessoas. Deste total, 21.085 alfabetizandos foram considerados aptos a continuar os seus estudos na Educação de Jovens e Adultos (EJA).

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.