[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Em comemoração ao dia Nacional de Combate ao Colesterol, 8 de agosto, a Prefeitura de Aracaju, através da SMS – Secretaria Municipal de Saúde -, estará realizando amanhã a II Caminhada da Saúde, na unidade de saúde Hugo Gurgel, na Coroa do Meio. Não só nessa unidade como em mais outras duas, Marx Carvalho Rocha (Luzia) e Ávila Nabuco (Médice), haverá também comemorações.
Na unidade de saúde Hugo Gurgel os participantes vão se concentrar em frente ao prédio a partir das 7 horas da manhã. As 8 horas o grupo sai percorrendo as principais ruas do bairro. Durante a caminhada serão distribuídos entre os moradores folderes educativos, com a finalidade de expandir as informações sobre o combate ao colesterol.
Por volta de 9h30, quando estiverem retornando, vai ser oferecido um café da manhã à base de frutas e sucos naturais. Em seguida, vai acontecer uma palestra com atividades interativas abordando o tema “Educação em Saúde”. Como complemento da programação será apresentada também uma fita de vídeo educativo.
No bairro Luzia, a unidade de saúde Marx de Carvalho Rocha estará realizando também uma caminhada com o grupo de idosos de hipertensos e diabéticos. A concentração será as 7h30, onde em um bate papo será esclarecido como prevenir o colesterol. Todas as quintas-feiras é de costume o grupo de idosos fazer a caminhada. Segundo Pastora, enfermeira da unidade, é importante criar o hábito da atividade física não só para os idosos, como para qualquer faixa etária. “Realizamos também dinâmica e relaxamento”, afirma.
A equipe da unidade de saúde Ávila Nabuco vai se reunir com alguns moradores da comunidade do conjunto Médice, às 15h, para enfatizar o Dia Nacional de Combate ao Colesterol. Antes da caminhada haverá uma exposição para esclarecer alguns questionamentos sobre o colesterol. Os participantes vão percorrer algumas ruas do conjunto e Ponto Novo, acompanhados por um carro de som, lembrando a todos a importância de cuidar da saúde e a necessidade de se praticar uma atividade física. Durante o percurso serão distribuídos folderes e cartazes divulgando a importância de prevenir o colesterol. Médicos, enfermeiros, assistentes sociais e todos os funcionários das unidades estarão engajados no evento.
Para Marta Ferreira, coordenadora do colegiado da unidade de saúde Ávila Nabuco, é importante estimular a comunidade a fim de que se possam compreender os cuidados necessários à saúde. “Precisamos mostrar que deve ser um trabalho contínuo, dentro da própria unidade, através do Acolhimento”, disse.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.