[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A segunda edição do Festival Sergipano de Teatro (FEST) abriu suas cortinas para a participação dos grupos interioranos na noite de quinta-feira, 15, no recém-inaugurado Teatro Atheneu. No segundo dia de evento, a companhia ‘Cobras & Lagartos’, do município de Lagarto, apresentou o espetáculo ‘Condomínios’ para o público presente no espaço cultural, reinaugurado no início do mês pelo Governo do Estado.

‘Condomínios’ levou ao palco do Atheneu uma história inspirada em pequenos casos extraídos da vida comum da sociedade, como morte, briga de casais, e a ansiedade da espera, por exemplo. Segundo a sinopse da peça escrita pelos sergipanos Ivilmar Gonçalves e Allan Jones, “a intenção é revisar a vida por dentro, entulhando conflitos banais a favor dos testemunhos de gente nenhuma, de lugar algum”.

Muito aplaudida, a companhia ‘Cobras & Lagartos’ mostrou em cena porque representa bem o novo movimento cultural no interior sergipano. Para a geógrafa Claire Mota, que prestigiou a segunda noite do FEST ao lado do companheiro Luís Antônio, o festival representa uma oportunidade de conhecer grupos teatrais do interior que ela sequer imaginava que existiam. Ela também classificou como louvável a iniciativa de promover o evento.

 “Acho que a população merece um evento como esse, com ótimas peças e acesso gratuito. Dando uma olhada na programação, fiquei impressionada com a quantidade de grupos do interior de Sergipe, vindos de cidades que a gente nem imagina que há produção teatral. Por isso fiz questão de prestigiar a apresentação do grupo de Lagarto, gostei muito, e, com certeza, estarei na plateia de muitas outras apresentações do Festival de Teatro”, disse.

A decoradora Anusha Carolina fala que a presença dos grupos interioranos no evento é prova do novo momento que vive as artes cênicas de Sergipe. “O Estado cresce e a cena cultural acompanha esse crescimento. A programação do festival prova isso, uma vez que através dele descobrimos atores e profissionais do interior que não conhecíamos, ao mesmo tempo em que dá oportunidade a esses grupos de se apresentarem em grandes centros culturais como o teatro Atheneu”, declarou.

Quem também esteve presente na apresentação da peça ‘Condomínios’ foi o estudante de Turismo, Cézar Augusto. Ele, que foi pela primeira vez ao Festival Sergipano de Teatro, era só elogios à iniciativa. “É um evento muito interessante, pois proporciona arte à população de forma gratuita e só vem a contribuir para o fortalecimento da cultura sergipana. Já vi a programação, selecionei alguns espetáculos que quero ver e continuarei prestigiando”, fala Cézar. Confira a programação completa.

Sobre o II Fest

Iniciado nesta quarta-feira, 14, o Festival segue até o dia 29 de março. Espaços como os Teatros Atheneu, Lourival Baptista e Tobias Barreto, além da Praça Fausto Cardoso, Mirante da Treze de Julho e Rua da Cultura, receberão o evento, que trará também grupos já conhecidos do público sergipano, como o Imbuaça, por exemplo, quanto jovens rostos do teatro, como a Companhia de Teatro Montecourt e Coletivo Usina de Teatro.

Ao todo, serão apresentados 30 espetáculos teatrais de palco e de rua, sendo 22 de grupos sergipanos e oito de grupos convidados, dos estados da Bahia, Rio de Janeiro, Piauí, Distrito Federal, Pernambuco, Rio Grande do Sul e São Paulo. Todos os espetáculos têm entrada gratuita.

Realização

O II Festival Sergipano de Teatro é uma realização do Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Cultura, e Instituto de Artes Cênicas de Aracaju (Iacema). Tem patrocínio do Ministério da Cultura, via Lei Rouanet, e co-patrocínio do Banco do Estado de Sergipe (Banese). O evento conta também com o apoio cultural da Prefeitura de Aracaju, Fundação APeripê, Hotel Del Canto, Banco do Nordeste e Sesc. Colaboram com o II FEST o Sated/SE e o Fórum Unificado de Circo, Dança e Teatro.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.