Apoiadoras do Rede Cegonha buscam parceria com SEPM
As apoiadoras institucionais de serviço para Rede Cegonha do Ministério da Saúde (MS) em Sergipe, Graziela Gatto e Mariane Marques, foram à sede da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SEPM) na manhã desta quarta-feira, 14. A visita à secretária de Políticas para as Mulheres, Maria Teles, teve como objetivo repassar informações a acerca do andamento do processo de implantação do Programa Rede Cegonha no estado de Sergipe e, principalmente, estabelecer um laço de vinculação prevendo a articulação dos movimentos sociais na implantação das políticas públicas.
“Trabalhamos na mudança do modelo de atenção materno-infantil e fazemos o acompanhamento de dentro das maternidades, por isso consideramos importante essa parceria com a SEPM, que é um órgão que atua na transversalidade”, disse a apoiadora Mariane Marques.
Rede Cegonha
Instituído no Sistema Único de Saúde (SUS) por meio da Portaria 14.59 de 24 de junho de 2011, o Programa Rede Cegonha, do Governo Federal, está em fase de implantação no estado de Sergipe. Existem cinco fases para essa implantação, Sergipe está na segunda. Essa etapa diz respeito à construção do Plano de Desenvolvimento Regional do Programa.
Com o programa funcionando, o modelo de atenção garantirá cogestão e atenção que possibilite a discussão horizontal nas maternidades; direito a acompanhante no parto, pós-parto e puerpério e acolhimento com classificação de risco garantido da equidade no atendimento. Também possibilitará a vinculação da gestante ao local aonde ela vai parir e boas práticas de atenção ao parto e nascimento.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]