[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides), juntamente com a Caixa Econômica Federal e a Secretaria Nacional de Renda de Cidadania do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (Senarc/MDS), promovem até o dia 16 uma capacitação para operadores do sistema do Cadastro Único no Estado de Sergipe.

O curso, iniciado nesta terça-feira, 13, no Hotel Aquarius, em Aracaju, tem duração de dois dias para cada turma e é destinado aos técnicos municipais e estaduais que trabalham com a operacionalização do programa Bolsa Família e do Cadastro Único.

A operacionalização da capacitação é de responsabilidade da Caixa e somente poderão receber os certificados os alunos que comparecem e permanecerem até o final do curso. O objetivo é ampliar o acesso da população mais necessitada às políticas públicas e aos serviços essenciais.

Segundo coordenador estadual do Cadastro Único, José Carlos Ferreira Passos, o sistema agiliza o processo de transmissão de dados dos beneficiários ao MDS. “Em Sergipe todos os 75 municípios já usam sistema do Cadatro Único online, o município faz o cadastro e o mesmo já é salvo na base nacional do Cadastro Único. Ou seja, o município trabalha direto com a base nacional do MDS”, detalhou.

Novas equipes

A Caixa promove capacitações a cada mudança de versão do Cadastro Único, que foi implantado em 2001 e vem sendo aperfeiçoado desde então para o mapeamento das famílias em situação de pobreza e extrema pobreza em todos os municípios do país.Entretanto, esta rodada de capacitação repete o curso realizado em 2011 e está direcionada a municípios onde houve perda do técnico capacitado no ano anterior ou onde há grande demanda de técnicos capacitados para operar o sistema.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.