[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A sensibilidade feminina que preconiza o exitoso trabalho de assistência à saúde, desenvolvido pelos profissionais que atuam no Centro de Oncologia do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), tornou o Dia Internacional da Mulher, 8 de Março, propício à realização de um café da manhã especial. O centro tem suas atividades dinamizadas por mais de 280 mulheres – entre elas, enfermeiras, médicas, técnicas de enfermagem, dentistas, psicólogas, nutricionistas e fonoaudiólogas – que representam cerca de 80% de toda a equipe.

Para a coordenadora do Centro de Oncologia do Huse, Rute Andrade, o interesse pela qualificação dos cuidados para com os pacientes oncológicos está estritamente relacionado ao exercício da humanização dos serviços de saúde. Tarefa que, segundo ela, é uma especialidade feminina. “Ao abraçar a tarefa de tornar notórias as suas próprias capacidades, a mulher se torna uma verdadeira gerenciadora social que aplica o amor nos mais diversos tipos de cuidados”, ressaltou a coordenadora.

Os diálogos, o apoio psicológico e a orientação das medicações poderiam ser considerados pela técnica de enfermagem do Centro de Oncologia do Huse, Sílvia Letícia Rocha, como ações rotineiras. Contudo, ao adaptar o toque feminino às práticas diárias, torna-se possível aprimorar melhor as tarefas. “A performance das mulheres na área da enfermagem merece o reconhecimento de todos, pois transpomos ao ambiente de trabalho o acolhimento que caracteriza a alma feminina”, declarou a técnica.

Há um mês atuando na copa do Centro de Oncologia, a jovem Viviane Santos Leite se considera a principal testemunha de um trabalho conduzido com seriedade e compromisso dos profissionais da saúde. “A alegria e o entusiasmo de toda a equipe que atende os pacientes oncológicos tornam os meus dias muito especiais. Certamente, é essa a essência da relação mantida com os que usufruem do centro dia após dia, já que a cada avanço registrado, uma grande comemoração é feita”, afirmou com satisfação a copeira.

Ao ser agraciada pelos colegas de trabalho em nome de toda a equipe feminina que integra o Centro de Oncologia, a auxiliar de enfermagem Luciana Pinheiro não hesita ao render elogios aos que se esforçam para minimizar a dor dos que enfrentam um tratamento oncológico. “É a primeira vez que sou presenteada no dia em que todas as mulheres são homenageadas, o que para mim é motivo de felicidade e de renovação, uma vez que a nossa alegria é referência para os que podem ter dificuldade para sorrir”, compartilhou.

Reconhecimento

Presente entre os homens que participaram da homenagem, o médico endocrinologista Renato Oliveira Freire não só reconhece a importância da atuação feminina no Centro de Oncologia, como aprova a boa desenvoltura das mesmas no gerenciamento de crises. “As mulheres têm papel fundamental na sociedade. Na área da saúde, elas ocupam espaços diversos, sendo os mais comuns, os da enfermagem, que em muito representa o auxílio ao trabalho dos médicos”, considerou o médico, ao felicitar todas as mulheres congratuladas no local.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.