Programa Mais Educação no Campo promove encontro com gestores municipais
Prefeitos, secretários municipais, coordenadores, técnicos e diretores de escolas participaram na manhã desta quarta-feira, 7, de reunião técnica promovida pela Secretaria de Estado da Educação (Seed) para apresentar a metodologia do Programa Mais Educação no Campo. O evento contou com a participação da consultora técnica do programa Mais Educação do Ministério da Educação (MEC), Samira Bandeira, e da coordenadora de Educação Patrimonial do Iphan, Sônia Florêncio.
O encontro foi aberto com a apresentação artística de alunos das escolas estaduais Professor Ruy Eloy, Professor Acrísio Cruz, e da Escola Municipal Nossa Senhora de Lourdes.
De acordo com a coordenadora estadual do programa, Ângela Maria de Carvalho Machado, a reunião teve como objetivo aproximar e colocar os municípios em contato com o MEC para que os gestores tirem suas dúvidas a respeito do Mais Educação. Além disso, no período da tarde, haverá o cadastramento dos municípios que desejam aderir ao programa. Ao todo, 36 municípios foram convidados.
“O programa Mais Educação no Campo já é realidade em alguns estados. Nós esperamos que se efetive e se afirme como uma política pública de educação integral em Sergipe também. Não temos dúvidas de que o governo está empenhado para que isso aconteça”, disse a coordenadora.
Palestras
A primeira palestra foi proferida pela consultora técnica do MEC, Samira Bandeira, que explicou aos participantes sobre a metodologia do programa. Segundo ela, o programa é indutor da política pública de educação integral, possibilitando recursos para que a escola possa desenvolver a educação integral, garantindo mais três horas diárias de atividades educativas, pedagógicas e esportivas dentro da escola.
“Com o programa, é possível reinventar a escola, aproximá-la da comunidade e trazer essas crianças que muitas vezes não têm acesso à cultura e à arte, possibilitando uma formação em tempo integral”, explicou a técnica do MEC.
Logo em seguida foi a vez da coordenadora de Educação Patrimonial do Iphan, Sônia Florêncio, que explicou a inserção do Patrimônio Cultural no Mais Educação. “Montamos uma oficina para que as crianças possam fazer um mapeamento patrimonial da cultura local. À medida que a criança conhece o patrimônio cultural, ela também contribui com o mapeamento dos espaços das oportunidades educativas”, afirmou.
Importância
Os participantes da reunião destacaram a importância do programa para a educação dos seus municípios. “É fundamental ampliar esse programa para atendermos a mais pessoas, mais alunos. É uma responsabilidade muito grande, e estamos empenhados para viabilizar a questão da educação em nosso município”, disse o prefeito de Poço Redondo, Roberto Araújo.
A mesma opinião foi compartilhada pela prefeita de Arauá, Ana Helena Andrade Costa. “O Mais Educação vai trazer ações básicas para a educação, proporcionar a cidadania, levando esporte, lazer e alegria para os alunos. Outro benefício é que mantendo as crianças por mais tempo na escola, com certeza os malefícios das drogas serão afastados delas”, disse.
Já o secretário de Educação de Graccho Cardoso, José Ailton Aragão, afirmou que vê o programa com boas perspectivas. “Acredito que o Mais Educação é o caminho que devemos trilhar para melhorar a educação no nosso país”.
Mais Educação
O Programa Mais Educação aumenta a oferta educativa nas escolas públicas por meio de atividades optativas que foram agrupadas em macrocampos como acompanhamento pedagógico, meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e artes, cultura digital, prevenção e promoção de saúde, educomunicação, educação científica e educação econômica.
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