Déda participa da solenidade de posse do desembargador federal Paulo Guedes
No final da tarde desta sexta-feira, 24, o governador de Sergipe, Marcelo Déda, participou da solenidade de posse do procurador da República Paulo Gustavo Guedes Fontes como desembargador federal no Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3), sediado em São Paulo. A cerimônia aconteceu em sessão plenária, na sede do TRF-3, na capital paulista. Guedes foi o mais votado entre os seus colegas que entregaram a carreira do Ministério Público para ocupar a vaga integrante do chamado Quinto Constitucional.
Paulo Guedes, que ocupará a vaga aberta pelo desembargador federal Henrique Herkenhoff, foi escolhido no último dia 24 de janeiro pela presidenta da República, Dilma Rousseff, para ocupar o cargo com jurisdição ainda sobre o Mato Grosso do Sul. A vaga destinava-se a membros do Ministério Público Federal.
Integrando a mesa de honra durante a solenidade, o governador descreveu as características que fizeram de Paulo Guedes um dos nomes mais respeitados no meio jurídico.
“O conheço desde a sua juventude e sempre admirei a sua inteligência, seu senso de justiça, a sua vocação cívica, o seu empenho na luta pela construção de um Brasil mais justo. Com muita satisfação acompanhei o êxito de sua pretensão de chegar ao Tribunal Regional Federal de São Paulo. A chegada de Paulo nesse Tribunal é o coroamento de uma carreira jurídica extraordinária, reconhecimento da competência, da inteligência de um grande profissional do Direito”, elogiou Déda.
O chefe do executivo sergipano fez questão de salientar que a posse de Paulo Guedes no TRF-3 é a confirmação da tradição jurídica do estado de Sergipe. “Tradição esta que já ofereceu ao Brasil a genialidade de Tobias Barreto, de um Silvio Romero, a participação esplendorosa do ministro Carlos Britto, no Supremo Tribunal Federal. Tenho plena convicção de que Paulo Guedes vai oferecer uma extensa contribuição ao Tribunal de São Paulo, pela afirmação da justiça e da cidadania”, destacou Déda, acrescentando ainda que “Sergipe sente a dor da perda, mas sente também a alegria vaidosa de tê-lo num dos mais belos palcos da justiça brasileira”.
Após receber o colar e o diploma do Mérito Judiciário das mãos da desembargadora federal Cecília Marcondes, o recém empossado desembargador Paulo Guedes dirigiu-se à tribuna e garantiu que fará uma gestão incólume. “É um desafio muito grande, existe uma mudança de inserção no mundo jurídico, mas eu acredito que os valores que alimentei durante minha atuação no Ministério Público em defesa da legalidade, dos direitos individuais e coletivos e da moralidade administrativa, serão preservados e deverão orientar a minha atuação também neste Tribunal”. Provavelmente, Guedes atuará em causas previdenciárias.
Humildade
O presidente do TRF-3, desembargador federal Newton De Lucca, ao final da solenidade, destacou a humildade de Paulo Guedes como um aliado na busca de uma justiça salutar. “A humildade dele me cativou tanto que eu me sinto com o coração em festa. É sempre um dia festivo receber um companheiro novo, com quem vamos dividir as altas responsabilidades. Acho que é com esse espírito de humildade que devemos caminhar pra frente na busca da justiça. Entre tantas qualidades, a questão ética é absolutamente fundamental. Todo o Tribunal está feliz. Seja muito bem vido a esta casa”.
Mais votado
Em eleição realizada no dia 16 de setembro de 2011 pelos desembargadores do TRF-3, sobre lista sêxtupla de cunho nacional, Paulo Guedes recebeu 30 votos e foi o mais votado, vindo a integrar a lista tríplice, então encaminhada ao Planalto. A lista era composta ainda por Luis Roberto Gomes (Procurador da República em São Paulo) e Sady d’Assumpção Torres Filho (Procurador da República em Pernambuco). Ao todo, o TRF-3 é composto por 43 desembargadores federais.
Trajetória
Filho de João Bosco Araújo Fontes e Mardna Guedes Fontes, Paulo Gustavo Guedes Fontes nasceu em 18 de novembro de 1970, em São João Del Rei/MG. É formado em Direito pela Universidade Federal de Sergipe e mestre em Direito Público pela Universidade de Toulouse I e doutorando pela mesma universidade na França.
Autor do livro ‘O controle da Administração pelo Ministério Público’, tem diversos artigos publicados. Entre 2004 e 2006, foi procurador-chefe do MPF e, até 2010, Procurador Regional Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral.
Presenças
Também participaram da solenidade o deputdo federal Arnaldo Faria de Sá, a Procuradora-Geral da União Hélia Maria de Oliveira Bettero, a Sub-Procuradora Geral da República, Darcy Santana Vitobello, a procuradora Regional da República, Luiza Cristina Frischeisen, o representante da OAB, Cezar Britto, além de convidados, desembargadores e familiares do empossado.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Déda participa da solenidade de posse do desembargador federal Paulo Guedes –