II Festival Sergipano de Teatro tem patrocínio do Banese
A grande celebração das artes cênicas do Estado já tem data marcada: entre os 14 e 28 de março, quando acontece o II Festival Sergipano de Teatro (FEST). Foi por acreditar na grandiosidade deste evento, que o Banco do Estado de Sergipe (Banese), resolveu patrocinar, pelo segundo ano consecutivo, essa festa que irá tomar conta dos palcos, praças e ruas no mês dedicado ao teatro.
Segundo a secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino, o Banese é um parceiro de longa data da cultura sergipana e tem investido cada vez mais em ações que a valorizem. “O festival é um evento que promove essa valorização. Essa parceria com uma empresa genuinamente sergipana é extremamente importante porque se configura em um reconhecimento à nossa produção cultural, e também ao trabalho que a Secretaria de Cultura vem realizando”, destaca.
Além de contar com o patrocínio do Banese, o II FEST receberá o apoio do Ministério da Cultura (Minc) através da Lei Rouanet. “O nosso desafio é iniciar uma parceria com instituições para financiamento dos projetos e, consequentemente, estimular os gestores culturais a utilizarem o financiamento da Lei Rouanet”, explica a diretora Integração e Projetos Culturais da Secult, Kadydja Albuquerque.
O projeto aprovado pelo Minc teve como proponente o Instituto de Artes Ciências de Aracaju (IACEMA), e a Secult como co-realizadora. “Essa conquista foi fruto de muito trabalho e esforço da Secult”, declarou a diretora do IACEMA, Virginia Lúcia Menezes. Ela explica que as empresas que tiverem interesse em apoiar o II FEST poderão ter o investimento abatido proporcionalmente de seu imposto de renda.
Os interessados em contribuir com a realização do evento podem entrar em contato com o IACEMA através do telefone (79) 3179-7550.
O festival
Este ano o Festival Sergipano de Teatro cresceu e contará com 35 espetáculos, sendo 28 de grupos locais. “Em conjunto com o fórum de Artes Cênicas, reformulamos o projeto, melhorando a estrutura, aumentando o cachê dos grupos, inserindo outras atividades além dos espetáculos”, explica a diretora de Integração e Projetos Culturais da Secult. Dentre as novidades está a realização de debates teatrais sobre os espetáculos participantes.
Além disso, outra grande novidade para 2012 será a participação do Teatro Atheneu, que foi inserido na programação e poderá oferecer aos artistas e público sergipano todo o conforto e modernidade da sua nova estrutura. Os espetáculos também ocorrerão no Teatro Tobias Barreto e Lourival Batista, e em espaços abertos como a Praça Fausto Cardoso, o Mirante da 13 de Julho e a Rua da Cultura. Vale a pena lembrar que todas as atividades do II FEST têm entrada franca.
Edital
A fim de democratizar a participação dos grupos sergipanos no evento, a Secult fará a escolha de 17 grupos para integrar a programação através de edital. As inscrições já estão abertas e seguem até o dia 29 de fevereiro.
Cada grupo selecionado receberá prêmio em cachê para se apresentar no evento. Serão escolhidos grupos nas categorias teatro de rua, teatro infantil, teatro de palco e teatro de bonecos. Além dos espetáculos selecionados pelo edital, irão compor a programação do II Festival Sergipano de Teatro, 18 grupos convidados, dentre os quais seis serão dos estados da Bahia, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul. Veja os detalhes no edital.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- II Festival Sergipano de Teatro tem patrocínio do Banese – Imagem/Divulgação