Casa Civil realiza 4º edição da campanha ‘Doadores da Casa’
Em sua quarta edição a Secretaria de Estado da casa Civil (Secc) realizou a campanha ‘Doadores da Casa’ que tem como objetivo mobilizar servidores para criar o hábito da doação de sangue. A campanha é realizada em parceria com o Hemose, órgão responsável pela captação de sangue, que disponibiliza um ônibus para transportar os doadores até o hemocentro. Nesta edição foram 14 servidores da Casa Civil e Emgetis que se disponibilizaram para fazer a boa ação na manhã desta terça-feira, 16.
No Brasil, 1,8% da população é doadora de sangue, dos quais 46% desse total são jovens entre 18 e 29 anos e 35% são do sexo feminino. Uma pessoa adulta tem, em média, cinco litros de sangue e, em uma doação, são coletados no máximo 450 mililitros. A quantidade retirada não afeta a saúde do doador, porque a recuperação é imediata após o ato.
Antes de doar, o voluntário passa por uma entrevista médica. O procedimento serve para agregar qualidade ao sangue coletado e dar mais segurança àqueles que receberão o material. Para poder doar a pessoa deve ter entre 16 e 67 anos, pesar mais de 50kg, comparecer ao Hemose bem alimentado e portando um documento oficial com foto (RG,CNH ou Carteira de Trabalho) válido em todo território nacional.
Doadores
Para a auxiliar de serviços gerais da Casa Civil, Maria Silvanira, a data da 4ª edição da campanha ‘Doadores da Casa’ caiu em uma época bem oportuna para a doação que é o carnaval. “Infelizmente as pessoas acham que é o último carnaval e exageram principalmente na bebida podendo ocasionar acidentes. Por isso que fiz questão de doar, pois sei que estamos em uma época de muita necessidade. Mas a doação não deve ser feita somente quando alguém precisa, deve existir o hábito da doação”, explicou Silvanira.
Tiveram também doadores de primeira viagem como Viviane de Oliveira do setor de infraestrutura da Emgetis que adorou a iniciativa e pretende participar de outras edições. “Recebi o convite virtual e achei bem interessante a ideia, além disso, a ação conta com um transporte o que me estimulou a doar mais ainda. É a minha primeira vez e espero poder voltar nas próximas”, afirmou Viviane.
Pensando em ampliar o número de doadores assíduos na participação da campanha, foi lançado o desafio para que cada um dos 14 doadores consiga pelo menos mais um amigo de trabalho para fazer parte desse ato de doação. O Hemose está localizado na Avenida Tancredo Neves, vizinho ao Hospital de Urgência de Sergipe e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h e aos sábados e feriados das 8h às 12h.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Casa Civil realiza 4º edição da campanha ‘Doadores da Casa’ – A auxiliar de serviços gerais da Casa Civil
- Maria Silvanira / Fotos: Noel Lino/SECC