Reunião discute destino de prédios históricos de Laranjeiras
O destino dos prédios recuperados pelo Programa Monumenta, no município de Laranjeiras, foi discutido em reunião na tarde de ontem, dia 15, na sede da Secretaria de Estado da Cultura (Secult). Estiveram presentes a secretária de Cultura, Eloisa Galdino, o secretário de Cultura de Laranjeiras, Irineu Fontes, a arquiteta da Secretaria de Infraestrutura que coordena o Monumenta em Sergipe, Tatiana Costa, a diretora técnica da Secult, Aline Magna Cardoso Barroso Lima e Juliano Loureiro Carvalho, arquiteto do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
Os prédios conhecidos como Casarão dos Rolemberg, a antiga Carpintaria da prefeitura e o ‘Sobrado ao Lado’ foram completamente restaurados. Os três pertencem à prefeitura de Laranjeiras e, com exceção apenas do último que será sede do Arquivo Público Municipal, passarão por um processo de licitação para que os espaços sejam devidamente ocupados.
“A idéia é licitar os espaços de acordo com o modelo utilizado pela Rua do Turista. E como o município de Laranjeiras nunca passou por um processo deste porte a Secult, juntamente com a Seinfra, está prestando uma espécie de assessoramento para que a prefeitura possa executar essa tarefa com êxito”, explicou a secretária de Cultura, Eloisa Galdino.
De acordo com a diretora técnica da Secult, Aline Magna Cardoso, a secretaria está dando todo o apoio técnico para a construção de um modelo legal que possa ser aplicado para a ocupação dos dois prédios históricos. “Nosso compromisso é auxiliar na elaboração do regulamento do espaço e do modelo de gerenciamento e da ocupação dos prédios”, enfatizou. Para a ocupação será elaborado um modelo de licitação que deverá ser aprovado pela prefeitura, que será o órgão responsável por colocá-la em prática.
A idéia é que o Casarão dos Rolemberg passe a abrigar um restaurante e o espaço onde funcionou a Carpintaria seja ocupado por 22 lojas e seis quiosques, se tornando um centro comercial daquele município. “Além da recuperação destes prédios o Programa Monumenta já previa que a utilização dos espaços fosse feita de forma sustentável. Existe uma previsão de que parte do aluguel vá para um fundo de preservação, que poderá ser reinvestido na sua conservação”, destacou a arquiteta da Seinfra e coordenadora do Monumenta, Tatiana Costa.
Após a reunião com todos os órgãos envolvidos, terá início a parte prática da elaboração desses documentos. A conclusão dos prédios está prevista para o final de março, até lá o modelo de ocupação e gestão dos espaços já deverá ter sido concluído. Para o secretário de Cultura de Laranjeiras, Irineu Fontes, essa parceria com a Secult e Seinfra é muito importante, pois a efetiva ocupação dos prédios só trará ganhos para a população do município.
“Desde a inauguração do Campus da UFS, o Monumenta já traz muitos benefícios para a cidade. E para nós, estarmos ganhando um restaurante, um centro comercial e um prédio para administração municipal, onde será instalado o Arquivo Público, é muito bom”, destacou Irineu.
Monumenta em Sergipe
O Monumenta é um programa que atua através de parcerias entre os três entes do poder executivo – federal, estadual e municipal. Sendo assim, as prefeituras adquirem ou cedem os prédios que são restaurados, o Governo Estadual conduz e fiscaliza as obras e o Governo Federal financia. Foi assim que ocorreu em Laranjeiras. Tanto o Casarão dos Rolemberg e o ‘Sobrado ao Lado’, além da antiga carpintaria são propriedade do poder municipal, que agora ganha importantes espaços para sua cidade.
Dentre as obras do Programa em Laranjeiras estão a Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus, o Quarteirão dos Trapiches, o Casarão de Oitão da Praça da República, a Praça Samuel de Oliveira, o Calçadão Getúlio Vargas, a Praça Cel. José de Faro, a Av. Municipal, a Praça Sagrado Coração de Jesus, a Praça da República e a Praça do Trapiche Santo Antônio.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Reunião discute destino de prédios históricos de Laranjeiras – Fotos: Ascom/Secult