Membros de Cipas conhecem normas de segurança
Até o final da tarde desta sexta-feira, 10, integrantes das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (Cipa) que atuam em unidades e setores gerenciados pela Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), estarão reunidos no auditório do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) para participar do programa de treinamento aplicado pelo Serviço de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT/FHS). Iniciado na última segunda-feira, 6, o treinamento acontece das 14h às 18h, com palestras e aplicação de práticas diversas que visam instrumentalizar os profissionais envolvidos até esta sexta, 10.
A análise e as discussões a cerca das Normas Regulamentadoras (NRs) instituídas pelo Ministério do Trabalho e que fornecem orientações sobre procedimentos obrigatórios relacionados à segurança e medicina do trabalho estão sendo compartilhadas pelos membros das Cipas que atuam na Central de Logística e Suprimentos (Celog/FHS), na sede da Fundação e nos hospitais regionais dos municípios de Nossa Senhora do Socorro e Boquim. O conteúdo estudado deve servir de referência para as diversas práticas a serem exercidas pelos membros da comissão, que até o final do treinamento conhecerão noções de combate a incêndios.
“Durante a apresentação das NRs, destacamos os equipamentos utilizados para proteção individual, os desdobramentos do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) e do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA). A aplicabilidade nas áreas de trabalho e a tomada de medidas preventivas são imprescindíveis para eliminação de doenças ocupacionais e de acidentes de trabalho”, explicou o técnico em segurança do trabalho e especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho, Valdir Oliveira.
Desempenho
Orientações sobre a necessidade de elaboração de mapas de riscos ambientais e discussões a cerca da importância dos indicadores de saúde foram transmitidas pelo técnico de segurança do trabalho Max Maciel Conceição da Silva. De acordo com ele, a formação do profissional que integrará uma Cipa é relevante, no sentido de torná-lo apto a contribuir para a prevenção de acidentes, tarefa essa que deve ser exercida em conformidade com o SESMT.
“Estamos inserindo os mais novos membros das Cipas no universo que abarca conceitos de segurança. Se necessário, cabe aos mesmos intervirem nas atividades que podem oferecer riscos ao trabalhador, orientar funcionários e até manter diálogos constantes com profissionais do setor administrativo, a fim de acompanhar melhor as decisões que zelam pela integridade física dos profissionais”, ressaltou Maciel.
Conteúdos
No programa de treinamento aplicado pelo SESMT, os novos membros de Cipas também assistiram à palestra ministrada pelo médico da Unidade Intensiva de Pacientes Críticos (UIPC/Huse), André Ereria, que tratou de noções sobre a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Aids). O ponto alto da programação deste último dia de atividades será a aprendizagem sobre o princípio da higiene do trabalho e as noções de primeiros socorros, cujas palestras serão ministradas pelo técnico de segurança Marcilon Ferreira, que atua no SESMT da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL) e pelo médico do trabalho Fábio Aricawa (SESMT/Huse).
Para a engenheira de segurança do trabalho Christiane Silva de Andrade Hora, a intenção de fortalecer as comissões internas de prevenção de acidentes de diferentes localidades e de promover o estreitamento de relações entre os profissionais da área implicarão em benefícios múltiplos. “Os treinamentos deverão contemplar esses novos membros de comissões e os das que ainda serão formadas. Assim, os cipeiros estarão munidos de todo o conteúdo necessário para o trabalho de prevenção de acidentes ocupacionais e para a compreensão dos riscos e causas de acidente do trabalho na área da saúde. Sem dúvida, as ações representarão a garantia de maior segurança para os trabalhadores”, ressaltou a engenheira que atua no Huse e na Celog.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Membros de Cipas conhecem normas de segurança – O técnico em segurança do trabalho e especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho
- Valdir Oliveira / Fotos: Bruno César/FHS