[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Criado para ser um programa estratégico que procura conjugar recuperação e preservação do patrimônio histórico com desenvolvimento econômico e social, o Monumenta – Programa do Ministério da Cultura (MinC) – atua em diversas cidades históricas do país, protegidas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Em Sergipe, ele não para de gerar bons frutos para as cidades de Laranjeiras e São Cristóvão.

Neste contexto, a secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino, esteve em Laranjeiras na tarde da última quarta-feira, 8, para visitar três obras que estão prestes a serem inauguradas pelo programa. O Casarão dos Rolemberg e o sobrado ao lado, além da antiga carpintaria da prefeitura, que foram completamente restaurados e passarão em breve a embelezar ainda mais o conjunto urbanístico do centro histórico de Laranjeiras.

Segundo Eloísa, o programa Monumenta é um dos principais projetos de restauração de prédios que têm grande valor histórico no país e é muito importante que o Governo do Estado esteja presente, acompanhando e auxiliando as prefeituras municipais no que for necessário. “Além de executar as obras, através da Secretaria de Infraestrutura, o Governo se coloca a disposição para auxiliar a gestão municipal no que for preciso para fazermos destes monumentos, atrativos ainda maiores para fortalecer o turismo e a política de cultura de Laranjeiras e consequentemente do estado”, frisou a gestora.

Sobre as obras

O Monumenta é um programa que atua através de parcerias entre os três entes do poder executivo – federal, estadual e municipal. Sendo assim, as prefeituras adquirem ou cedem os prédios que são restaurados, o Governo Estadual conduz e fiscaliza as obras e o Governo Federal financia. Foi assim que ocorreu em Laranjeiras. Tanto o Casarão dos Rolemberg e o sobrado ao lado, além da antiga carpintaria são propriedade do poder municipal, que agora ganha importantes espaços para sua cidade.

Na antiga Carpintaria será implantado um centro comercial com 22 lojas, duas lanchonetes e quatro quiosques. Já no Casarão dos Rolemberg a estrutura foi montada para receber um restaurante que irá contribuir ainda mais para a vida social de Laranjeiras. Já o ‘Sobrado ao lado’ – como é chamado o prédio que fica ao lado do Casarão dos Rolemberg – receberá as instalações do Arquivo Público Municipal de Laranjeiras. Vale lembrar as duas praças que estão no entorno desses prédios e que também receberam melhorias através do programa do Governo Federal.

Para o secretário de Cultura de Laranjeiras, Irineu Fontes, o Monumenta só tem trazido ganhos para a cidade, e com a restauração destes três prédios darão ainda mais vida para o centro histórico de Laranjeiras. “Desde a inauguração do Campus da UFS [Universidade Federal de Sergipe], o Monumenta já traz muitos benefícios para a cidade. E para nós, estarmos ganhando um restaurante, um centro comercial e um prédio para administração municipal, onde será instalado o Arquivo Público, é muito bom”, destacou.

A utilização das salas do centro comercial será disponibilizada por meio de licitação e toda a verba arrecadada pelos alugueis, será destinada a um Fundo de Preservação, que serve para continuar mantendo estes espaços. “Será feita uma licitação e mediante aprovação e instalação das lojas estaremos inaugurando os prédios. As obras estruturais estão praticamente concluídas faltando apenas alguns detalhes. A expectativa é que possamos inaugurá-los até o mês de março”, explicou a arquiteta da Secretaria de Estado da Infraestrutura, Tatiana Costa.

Monumenta em Sergipe

O programa Monumenta já realizou diversas ações nas cidades de São Cristóvão e Laranjeiras. Entre as obras da quarta cidade mais antiga do país estão o Convento e Igreja de Santa Cruz, o Lar Imaculada Conceição, a Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, o Sobrado da Antiga Ouvidoria e o Museu Histórico do Estado de Sergipe. Também receberam benfeitorias do projeto a Praça da Bandeira e fachada da Capela dos Capuchinhos, a Praça São Francisco, a Praça Senhor dos Passos (Largo do Carmo), a Ladeira de Epaminondas (Beco da Poesia)  Ladeira do Porto da Banca, Ladeira do Açougue, Beco do Amparo e Largo do Rosário.

Entre as obras em Laranjeiras estão a Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus, o Quarteirão dos Trapiches, o Casarão de Oitão da Praça da República, a Praça Samuel de Oliveira, o Calçadão Getúlio Vargas, a Praça Cel. José de Faro, a Av. Municipal, a Praça Sagrado Coração de Jesus, a Praça da República e a Praça do Trapiche Santo Antônio.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.