[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Técnicos da Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides) realizaram nesta terça-feira, 24, uma reunião com representantes dos municípios que praticam a cultura da cana-de-açúcar e são beneficiados pelo programa de transferência de renda e estímulo à cidadania Mão Amiga.

O encontro teve o objetivo de repassar orientações para os representantes sobre o processo de cadastramento de cortadores de cana para receber o benefício do Mão Amiga. Na ocasião, os representantes das prefeituras, sindicatos rurais e das Secretarias Municipais de Assistência Social receberam orientações sobre os documentos necessários para o cadastramento dos trabalhadores.

Além dos 14 municípios beneficiados pelo programa, participaram da reunião representantes de mais sete cidades que deverão ser contempladas, após aprovação da nova lei do Mão Amiga pela Assembleia Legislativa. São elas: Santa Luzia do Itanhi, Malhada dos Bois, Itabaianinha, São Francisco, Santana do São Francisco, Divina Pastora, Neópolis.

De acordo com a secretária de Estado da Inclusão Social, Eliane Aquino, a Seides está acompanhando rigorosamente o andamento do Programa. “Estamos em ano eleitoral, por isso estamos acompanhando rigorosamente o Mão Amiga para que não aconteçam irregularidades. Para isso, pedimos também o auxílio dos municípios no processo de fiscalização”. 

Criado em 2009, o programa de transferência de renda e geração de cidadania ‘Mão Amiga’ garante a subsistência dos trabalhadores rurais da laranja e da cana-de-açúcar no período da entressafra, através de uma bolsa mensal de R$ 190 durante os meses de novembro e fevereiro para a cultura da laranja, e entre maio e agosto para a cana-de-açúcar.

A única contrapartida exigida é a participação dos beneficiados ou de membros de suas famílias em cursos de qualificação profissional e alfabetização.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.