Seplag capacita colaboradores do Governo em Gestão de Processos de Negócios
Com a finalidade de inovar a atual Gestão de Processos de Negócios, a superintendência de Modernização da Gestão da Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão, lançou na tarde da última segunda-feira, 23, a capacitação em Gerenciamento de Processo de Negócios. O objetivo foi oferecer aos servidores da casa, além dos de outras secretarias e órgãos, mais informações sobre a utilização otimizada do sistema e-Doc (digitalização de processos dentro da administração pública).
O Gerenciamento de Processos de Negócio (em inglês Business Process Management ou BPM) é um conceito que une gestão de negócios e tecnologia da informação com foco na otimização dos resultados das organizações através da melhoria dos processos de negócio. São utilizados métodos, técnicas e ferramentas para analisar, modelar, publicar, otimizar e controlar processos envolvendo recursos humanos, aplicações, documentos e outras fontes de informação.
Na visão da superintendente de Modernização da Gestão e Atendimento ao Cidadão, Deborah Arôxa, a capacitação é importante porque o Governo do Estado e, consequentemente, a Seplag estão dando um grande passo tecnológico: a digitalização dos processos por meio do e-Doc. “Estamos nos inserindo dentro de um contexto que já é realidade no Brasil. Essa é uma das primeiras da série de capacitações que o Governo já está promovendo no quesito modernização da Gestão”, revelou Aroxa.
Economia de tempo e dinheiro
Para exemplificar sobre a economia que a digitalização dos processos fornecerá ao Governo do Estado, a superintendente Deborah Arôxa citou o caso da própria Seplag. Segundo ela, a Secretaria gasta em média 87 mil folhas de papel e 305 tonners por mês. Com o uso exclusivo do e-Doc, passará a gastar apenas R$ 165 por certificação digital que, ainda por cima, é válida por três anos.
A utilização da tramitação de processos pelo sistema e-Doc significa também economia de tempo. “Além de contribuir para a diminuição dos gastos, os processos serão automatizados. O servidor poderá incluir um pedido num determinado horário e ele chegará no mesmo instante ao destinatário. Processos como este demoravam até dias, antes”, explicou.
Para a colaboradora da Empresa Sergipana de Turismo, Emsetur, Ana Elisabeth, a capacitação é de fundamental importância para a modernização da gestão. “A gestão de processos e negócios é muito mais abrangente do que eu imaginava, acabei de compreender a grande importância da sustentabilidade que envolve a digitalização de processos e isso é muito importante para a Emsetur”, destacou.
Por sua vez, Maria Cecília Cardoso, analista de processos da Secretaria de Estado da Fazenda, Sefaz, enfatizou a preocupação do Governo em capacitar seus colaboradores. “Os projetos só funcionam se houver gerenciamento de processo de negócio, nós precisamos dessa capacitação para utilizarmos o e-Doc de forma otimizada, é louvável essa iniciativa do Governo em capacitar seus colaboradores”, falou.
Mais informações a respeito do e-Doc e certificação digital nos Informativos e-Doc Sergipe, que estão sendo enviados pela Seplag diariamente. Nele, são colocados tutoriais explicativos, imagens e dicas elaboradas pela Escola de Governo. Além disso, você pode agendar seu treinamento sobre e-Doc pelo 3226-2212 ou ainda pelo www.escola.se.gov.br.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Seplag capacita colaboradores do Governo em Gestão de Processos de Negócios –