Banese é citado entre os bancos brasileiros que possuem políticas ambientais
O Banco do Estado de Sergipe (Banese) foi uma das 24 instituições financeiras citadas em pesquisa publicada pelo anuário Análise Gestão Ambiental, edição 2011/2012, sobre as políticas ambientais dos bancos que atuam no Brasil. No levantamento, o Banese é destaque nos seguintes tópicos: consumo de recursos naturais (uso de água e uso da energia elétrica) e ações ambientais adicionais (tratamento de resíduos e promoção de ações de meio ambiente para seus públicos internos e externos).
Para a publicação, os 24 bancos participantes da pesquisa são extremamente representativos no setor bancário nacional. Juntos, eles foram responsáveis por 88% das operações de crédito e arrendamento mercantil do Sistema Financeiro Nacional (SFN).
Segundo o presidente do Banese, Saumíneo Nascimento, a participação na pesquisa é mais uma demonstração da importância do Banco do Estado na atuação dos bancos brasileiros. “Nossa perspectiva é a de que o Banese avance mais ainda em Políticas Ambientais, introduzindo de forma mais determinística a componente risco ambiental nas análises das operações de crédito”, disse Saumíneo ao destacar que as políticas de crédito do Banco já possuem uma série de diretrizes que têm como objetivo reduzir os impactos ambientais nos projetos financiados, sendo a questão do licenciamento ambiental uma premissa nas condições contratuais.
“Também temos um excelente relacionamento institucional com os órgãos ambientais que atuam no Estado de Sergipe, como o Ibama, a Adema e a Secretária Estadual de Meio Ambiente. Juntamente com o secretário Genival Nunes, do Meio Ambiente, já formalizamos alguns protocolos importantes e que atestam a vanguarda do Banese na Gestão Ambiental”, acrescentou Saumíneo, dando como exemplos as linhas de crédito criadas pelo Banco para proporcionar a substituição do forno à lenha por forno a gás nas padarias, além da aquisição de filtros para melhorar os requisitos ambientais das cerâmicas de Sergipe, entre outras.
Também de acordo com Saumíneo, o Banese, nas operações de crédito rural, quando do financiamento, atenta para a preservação da reserva florestal legal mínima, cuidados com a Mata Ciliar dos rios e práticas agrícolas e pecuárias sustentáveis.
“No âmbito interno, o Banese usa muito material reciclado e é cuidadoso com a questão do uso dos nossos recursos. Com a consolidação do nosso Instituto Banese, que também cuidará de forma corporativa da Gestão Ambiental do Banco, almejamos atingir os indicadores necessários para que possamos nos tornar signatários dos Princípios do Equador, que são critérios utilizados na concessão de crédito que garantem a sustentabilidade e o equilíbrio ambiental”, disse ainda o presidente.
- Banese é citado entre os bancos brasileiros que possuem políticas ambientais – Capa da revista