[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Intitulada a maior prévia carnavalesca do Brasil, o Pré-Caju consagrou-se como um dos principais eventos do calendário festivo sergipano. A festa que há 21 anos reúne milhares de foliões num clima de descontração e alegria, contou nesta sexta-feira, 20, com a presença do governador Marcelo Déda, que mais uma vez percorreu a avenida, verificando a segurança e a energia de turistas e sergipanos que se divertiam no local.

Veja aqui a galeria de imagens

“O Pré-Caju se tornou um evento do Brasil, é a abertura oficial do verão brasileiro, não há prévia carnavalesca como essa e estou feliz em poder está aqui vendo a festa, recebendo os amigos, presenciando a alegria do povo sergipano e a paz e tranquilidade como marcas da festa”, declarou o governador.

Ao lado do vice- governador, Jackson Barreto, do deputado federal Rogério Carvalho e do vice-prefeito, Sílvio Santos, Marcelo Déda iniciou o percurso dando uma paradinha no Camarote da Ilha onde encontrou amigos, como o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), Zeca da Silva; os senadores Eduardo Amorim, Lauro Menezes e Antônio Carlos Valadares; o empresário Edvan Amorim; a presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, deputada estadual Angélica Guimarães; os deputados federais Laércio Oliveira e Valadares Filho; e o deputado estadual Mundinho da Comase. Em seguida, o governador caminhou pela avenida, atraindo a atenção dos foliões que o paravam para um cumprimento, um abraço ou um registro fotográfico.

O chefe do executivo estadual visitou ainda vários dos camarotes espalhados pelo corredor da alegria, sendo recebido com festa pelos cidadãos presentes. Entre entrevistas concedidas para a imprensa local e um passinho ou outro de dança, Déda foi recepcionado com euforia por quem curtia a folia no chão ou nos camarotes. No camarote Carioca, organizado pela empresa Transuhr, a sua entrada foi marcada por gritos de alegria da maioria de torcedores flamenguistas, como o governador, que compunha o local.

Déda, que se mostrou muito entusiasmado, revelou que pretende cumprir a tradição de todos os anos saindo nos blocos Nana Banana, no sábado e Caranguejo Elétrico no domingo. “É uma alegria, como governador, e uma satisfação como folião, porque eu gosto da festa. Então, além deu estar aqui oficialmente como governador, também venho como sergipano que gosta da festa, que adora essa agitação tão brasileira, nordestina e sergipana, como é o Pré-caju. Vou sair no Nana sábado e domingo se tiver um restinho de força saio no Caranguejo”, disse.

Economia e turismo

A importância do Pré-Caju para Sergipe vai além da animação proporcionada aos foliões, é uma forma de gerar renda para o Estado e promover Sergipe como destino turístico. Segundo o idealizador do Pré-Caju, Fabiano Oliveira, o evento movimenta 70 setores da economia, gerando mais de 120 mil empregos diretos e indiretos. “Completando maior idade, 21 anos, a responsabilidade aumenta e a gente agradece ao Governo do Estado de Sergipe e a Prefeitura de Aracaju pelo apoio que temos, tanto na logística, como na própria estrutura da prévia. A gente vai continuar trabalhando, pois a festa movimenta 70 setores da economia, gerando mais de 120 mil empregos diretos e indiretos, fomentando o turismo, divulgando, alegrando e alimentando a alma com a cultura popular”, explicou o empresário.  

“Tanto o Pré-Caju, assim como o Verão Sergipe, promovido pelo Governo do Estado e o Projeto Verão, desenvolvido pela Prefeitura de Aracaju são realizações que garantem programação e agenda para os turistas que nos visitam. O Governo tem investido em pontes, estradas, museus, em 2012 vamos iniciar a reforma do aeroporto, estamos preparando o nosso estado para melhorar a qualidade de vida do povo sergipano, mas também para que ampliemos o número de turistas que nos visitam. O turismo é elemento indispensável para o desenvolvimento de Sergipe. O turismo gera renda, emprego e além de tudo, permite ao Brasil conhecer Sergipe e que pessoas do mundo inteiro se encontrem num lugar tão belo, como é o nosso estado.”

Avaliando e agradecendo o clima de paz

Durante o percurso na avenida, Marcelo Déda fez questão de subir nos postos de guarda da Polícia Militar para cumprimentar e agradecer a contribuição dos profissionais pelo zelo da segurança no local e garantia de tranquilidade para os sergipanos e turistas que curtiam o evento. O gesto se repetiu por toda a extensão do traçado, com o governador cumprimentado todos os policiais civis e militares que encontrava no caminho.

“Garantimos a segurança pública com o apoio da maioria dos homens das polícias Militar e Civil, do Corpo de Bombeiros, que oferecem ao povo sergipano e aos turistas  as condições necessárias para que a festa seja tranquila e pacífica”, frisou Marcelo Déda.

Os agradecimentos se estenderam aos profissionais de plantão no Posto do Comando Geral, estrutura de segurança, composta por membros da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Guarda Municipal, SMTT, Samu, Defesa Civil, Vigilância Sanitária, Conselho Tutelar e Direitos Humanos. Numa visita pelo local, Déda conheceu melhor como funcionam os serviços de apoio no Pré-Caju e mais uma vez mostrou sua gratidão, como representante do Estado a todos que garantem a alegria dos milhares de pessoas presentes na festa.

 Acompanhado pelo adido cultural adjunto da Embaixada dos Estados Unidos, Justen Thomas, o governador explicou ao visitante como funciona a estrutura do Posto do Comando Geral, o que o deixou impressionado. “O que mais me impressionou é a estrutura de segurança montada. O governador me levou para conhecer o Comando Geral de apoio e eles possuem um pouco de tudo, direitos humanos, uma espécie de delegacia móvel, achei incrível e muito melhor do que muitos festivais que vejo no meu país”, ressaltou  o diplomata.

Em sua primeira visita ao Nordeste, o adido escolheu Sergipe e o Pré-Caju por indicação de um amigo e ficou encantado com o estado e o evento. “Estou adorando. É uma coisa incrível, um ambiente que lembra muito o de carnaval, mas num momento perfeito para começar a época de festa. Sergipe não fazia parte do meu calendário turístico, mas agora vai fazer, vou querer voltar mais para as festas, carnaval, festa junina, que todo mundo fala que é a melhor que tem e estou com muita vontade de conhecer tudo. Estou aprendendo muito sobre a cultura local, como só conhecia o carnaval do Rio de Janeiro e esse tem outro estilo, fiquei curioso para conhecer o carnaval do Nordeste”, contou Justen Thomas.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.