[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A população do município de Salgado, distante 53 km da capital sergipana, começou a quinta-feira, 19, discutindo relevantes temas para a realidade local, na 1ª Conferência Municipal sobre Transparência e Controle Social (Consocial). Com aproximadamente 100 pessoas, a Conferência deu prosseguimento às ações de estímulo à participação da sociedade na Gestão Pública, iniciadas em agosto de 2011.

Seguindo a metodologia da etapa municipal da Conferência para a elaboração de propostas e eleição de delegados, a Consocial de Salgado contou com a intensa participação do povo salgadense, de membros do poder público, de conselhos da cidade, além da caravana do Governo de Sergipe, através da Coordenação Executiva Estadual (CEE) da Consocial.

O vice-prefeito da cidade, José Jardel do Nascimento, diz que nos últimos tempos a população de Salgado tem acompanhado com mais empenho as ações executadas pela Administração Pública local.  Segundo ele, é obrigação do município garantir a efetiva execução das diretrizes traçadas pela população ao longo da Conferência municipal.  “A Consocial nos dá a certeza de que o desenvolvimento da cidade, do Estado e, principalmente do país, é promovido em co-responsabilidade de todos”, explanou.

Plano de Transparência e Controle Social

Depois de elaboradas e sistematizadas, as propostas oriundas das Conferências municipais sobre Transparência e Controle Social, inclusive as de Salgado, serão reunidas na etapa estadual da Consocial, marcada para os dias 27 e 28 de março deste ano, e, posteriormente, levadas – após serem priorizadas – para a etapa nacional, que acontece entre os dias 18 e 20 de maio.

As propostas/diretrizes resultantes de todo o processo conferencial, auxiliarão na criação de um Plano Nacional sobre Transparência e Controle Social, estando sujeitas também a transformarem-se em políticas públicas e projetos de lei, por exemplo.
Para o secretário-adjunto da Controladoria Geral do Estado (CGE) e membro da Comissão Organizadora Estadual (COE) da Consocial/SE, Eujácio José, o grande foco da Conferência é o cidadão, pois ele conhece efetivamente as necessidades de sua comunidade.

“A relação do gestor público com a sociedade civil deve ser de eterna parceria. A Consocial prevê isso e incentiva que todos debatam e proponham os mecanismos de sensibilização e mobilização da sociedade em prol da participação no acompanhamento e controle da gestão pública”, observou o secretário-adjunto.

Em Salgado, a agente de saúde Vilma Barboza da Silva participou de toda a conferência municipal e ainda foi um das delegadas eleitas para representar o município na Consocial Estadual. “Estou muito empolgada com essa eleição. Agora é lutar para tirar tudo que foi colocado no papel e trabalhar bastante para defender nossos direitos”, declarou.

Neópolis e São Cristovão

Nesta sexta-feira, 20, o Governo do Estado segue para os municípios de Neópolis e São Cristovão, encerrando a semana de realizações da Consocial em Sergipe e estimulando cada vez mais o exercício da cidadania.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.