Estado economiza 10,46% do volume de combustíveis em dois meses
Desde o início de novembro de 2011, a Secretaria de Estado do Planejamento Orçamento e Gestão (Seplag), por meio da Superintendência Geral de Compras Centralizadas (SGCC), implementou uma nova forma de controle e gasto de combustível para a frota própria de automóveis. E o resultado já pode ser mensurado através de números: em dois meses, foram economizados 10,43% em volume de combustíveis abastecido em todo o âmbito do Governo do Estado de Sergipe.
Para se ter uma ideia da economia gerada pela atual sistemática, o Governo do Estado havia consumido em novembro de 2010 – ou seja, ainda na antiga forma de controle – mais de 760 mil litros de combustíveis. Já com o novo modelo de controle, foram abastecidos apenas 621 mil litros no penúltimo mês de 2011. Sendo assim, o percentual relativo de economia entre os dois meses foi de 18,28%.
No mês de dezembro de 2011, o Governo implementou a “Operação Visibilidade” por meio da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP). Foi um período de aumento da frota, consequentemente, maior consumo. “Ainda assim, conseguimos economizar 2,06% do volume gasto entre dezembro de 2010, quando foram consumidos 713 mil litros, e de 2011, quando se registrou consumo de 698 mil litros de combustíveis”, revelou Aristides Neto, superintendente Geral de Compras Centralizadas.
Modernização e transparência
Para chegar a esse resultado, a Seplag orientou todos os órgãos e entidades do poder executivo estadual a migrarem suas demandas com combustíveis para o contrato centralizado celebrado com a empresa Embratec (Ecofrotas). E, assim, a nova forma de abastecimento começou com a recisão consensual do contrato centralizado mantido com a Petrobras Distribuidora, em que apenas os postos da marca estavam autorizados a abastecer a frota do Governo do Estado. Mas agora, segundo Aristides Neto, superintendente Geral de Compras Centralizadas, a administração pode contar com maior variedade, segurança e controle no gasto.
“Há uma gama de postos credenciados e espalhados pelo Estado, com utilização de cartões magnéticos individualizados por veículo e motorista, além da fixação de uma série de parâmetros de abastecimento que podem ser efetuados no sistema online”, esclareceu o superintendente. Essa medida tem como conseqüência o controle do consumo dos veículos e mais: ainda fornece todas as informações gerenciais, necessárias para uma boa gestão da frota. É a modernização e a transparência dos gastos públicos mostrando sua face através das ações contínuas do Governo do Estado.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Estado economiza 10
- 46% do volume de combustíveis em dois meses – Fotos: Victor Ribeiro/Seplag