Feira de Sergipe proporciona a realização de novas parcerias comerciais
Na noite desta terça-feira, 17, ocorreu a abertura da 13ª edição da Feira de Sergipe, na praça de eventos da Orla de Atalaia. Serão duas semanas de apresentações culturais, artesanato e cultura sergipana. O evento também proporciona a realização de novas parcerias comerciais para todos os que participam das exposições. Dos pequenos aos grandes negócios, a certeza de uma necessidade em comum: divulgação. Com a proposta de estimular e engrandecer a cultura de Sergipe, a Feira de Sergipe abre espaço para pessoas como Agamenon Filho, marcheteiro pernambucano, que veio morar em Aracaju e expõe o seu trabalho na feira há dois anos. Em seu estande, ele tem a chance de exibir suas peças cheias de detalhes em madeira. “A vantagem dessa Feira é que a gente pode divulgar o nosso trabalho, e isso é muito importante pra nós esse reconhecimento”, comentou.
O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) é o grande realizador da feira. “Estamos dando a oportunidade para vários trabalhadores e artistas exporem seus trabalhos nessa Feira. É uma boa época, pois as pessoas estão de férias aqui em Aracaju”, disse o superintendente Sebrae, Emanoel Sobral.
Num total de 298 estandes, sendo 211 apenas de artesanatos, trabalhadores recebem visitas, explicam seus trabalhos e os vendem as centenas de turistas e sergipanos que circulam diariamente pelo local. “Esse ano tem uma grande inovação em nossa Feira. Estamos trabalhando com maquinetas, e isso era um desejo dos nossos expositores, porque sempre que os turistas vinham aqui, eles pediam a máquina para que pudessem fazer compras com o cartão. Tenho certeza de que isso irá gerar um movimento muito maior e um número de vendas também”, disse Cléa Resende, gerente da unidade de mercado Sebrae.
Entre os municípios que fazem parte desse grande evento sergipano, estão Laranjeiras, Lagarto, Malhador, Cumbe, Brejo Grande, Neópolis, Pacatuba, São Cristóvão. “Todos eles participam com tudo que têm de regionalidade. Seja por artesanatos, atrações turísticas e folclóricas, enfim, tudo que for de regional, eles trazem pra cá”, disse Cléa Resende.
Homenagem aos mestres da arte
A Secretaria de Estado do Trabalho (Setrab), por sua vez, decidiu homenagear alguns grandes artistas sergipanos em seu estande, num reconhecimento pelo ineditismo e importância nas comunidades que fazem parte. “Um deles é o falecido artesão cerâmico Edilson Fortes, que hoje será homenageado através de um de seus filhos, que estará logo em breve aqui, representando-o. Mas são muitos que cooperaram e continuam cooperando nas comunidades e merecem ser homenageados”, declarou a gerente-geral das Atividades do Artesanato da Setrab, Mônica Schneider.
Turistas
A abertura da Feira atraiu diversos turistas e sergipanos. “A minha mulher acabou de comprar um monte de rendas e toalhas. Ela está gostando bastante”, comentou o turista Paulo Cardoso, que veio do Rio de Janeiro com a família e visita pela primeira vez Aracaju. “Estamos gostando muito daqui, o pessoal é hospitaleiro, do taxista ao gerente de hotel, todos nos trataram muito bem. As praias são lindas”, disse.
Entre um estande e outro, foi possível notar os vários sotaques diferentes que se misturavam em busca de novidades. “Eu acho que a feira está muito bem organizada. Eu sou apaixonada por Sergipe e já estive aqui outras vezes”, afirmou a turista Bruna Letícia, de São Paulo.
Além de proporcionar aos artesãos sergipanos um contato direto com o público alvo, a Feira de Sergipe ajuda no desenvolvimento do potencial turístico do Estado. De acordo com o Sebrae, realizador do evento, estima-se que 80% do público presente seja de turistas. As apresentações folclóricas e culturais que ocorrem contam um pouco da história do povo sergipano. “A Feira de Sergipe está consolidada no nosso calendário de verão. Todos os anos, os milhares de turistas que visitam o estado, passam pela Feira, que também fomenta a geração de renda e a divulgação dos produtos produzidos pelos municípios sergipanos”, disse o secretário de Estado de Turismo, Elber Batalha.
Para deixar a noite de abertura com a cara de Sergipe, houve a participação da quadrilha junina Asa Branca, Orquestra Sanfônica de Aracaju, Barco de Fogo de Estância, entre outras atrações.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Feira de Sergipe proporciona a realização de novas parcerias comerciais – Fotos: Ascom/Setur