[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Uma obra que redimensiona as perspectivas de desenvolvimento no município de Tobias Barreto, a 132 km da capital. Esta pode ser a definição para descrever a importância do Centro Empresarial Integrado (CEI) que está sendo construído pelo Governo do Estado, fruto de um investimento de R$ 15 milhões (através do BNDES e contrapartida do governo estadual), no município que é um tradicional pólo de comercialização e produção de confecções em Sergipe. A obra foi visitada pelo governador em exercício, Jackson Barreto, na manhã desta sexta-feira, 13.

Numa área superior a 86 mil metros quadrados, às margens da rodovia SE-170 (na entrada da cidade), estarão reunidos galpões industriais, um grande centro de comercialização, um centro vocacional tecnológico (para capacitar novos profissionais) e um centro de serviços que vão dinamizar a já pujante e principal atividade econômica da região que é a produção e comercialização de tecidos e confecções. A inauguração está prevista para acontecer em março deste ano.

“Esta é uma das mais importantes obras executadas pelo Governo do Estado, já que aproveita uma vocação regional para dinamizar e ampliar a atividade industrial e comercial, gerando emprego e renda para o povo de Tobias Barreto e de toda a região”, afirmou o governador em exercício Jackson Barreto. “É um orgulho constatar a evolução que uma obra desta dimensão e importância que promoverá nos próximos anos nesta região”, contextualizou Barreto.

Caravanas

Segundo o governador em exercício, este novo centro integrado possibilitará uma estrutura muito mais eficiente para receber as tradicionais caravanas de compradores oriundos de estados como Bahia, Alagoas e Minas Gerais, tradicionais consumidores da produção tobiense. “Aqui, teremos uma estrutura muito mais eficiente para consolidar a tradição de pólo de confecções que Tobias Barreto já ostenta. Muito mais empregos e renda serão gerados para o povo do município e de toda a região”, acrescentou Jackson Barreto, ao percorrer as instalações ao lado do prefeito da cidade, Dilson de Agripino.

Vocação

O Centro Empresarial Integrado faz parte do eixo de desenvolvimento econômico inserido nas ações do Programa Sergipe Cidades, cujo objetivo principal é investir nas vocações econômicas das cidades e territórios e, a partir disso, estimular a estruturação das cadeias produtivas, possibilitando o aumento na geração de emprego e renda.

O novo CEI será composto por um Centro de Comercialização, um Centro de Serviços, três galpões industriais de médio porte e 14 galpões industriais geminados de pequeno porte, além do Centro Vocacional Tecnológico (CVT).

“Essa obra não teria êxito se não fosse a confiança dos empresários de Tobias Barreto, e a autoestima da população e dos comerciantes que sempre vislumbraram a vocação de Tobias e de toda a região para o comércio de confecções, artesanato e o bordado que são os grandes atrativos para a clientela de outros estados e de outras regiões de Sergipe. O Governo se sente feliz, pois o governador Marcelo Déda proporcionou este empreendimento, os empresários acreditaram, e hoje já se disputa futuras ampliações da atual estrutura do centro. O povo de Tobias Barreto soube trilhar o caminho da evolução, saindo de simples comerciantes para produtores de confecções. A partir deste incentivo, não há limites para a expansão comercial e industrial nessa região”, revelou o governador em exercício.

Tradição

As confecções são uma atividade tradicional em Tobias Barreto, que passou de atravessadora a fabricante. Hoje, o pólo de confecções do município possui aproximadamente 800 pequenas empresas, cerca de 5.000 empregados e 6.000 provedores.

A empresária Seide Santos Oliveira, proprietária da G&L Indústria e Comércio de Bordados, foi uma das que acreditou logo de início no empreendimento e transferirá sua produção para um dos galpões do CEI. “Esta foi uma oportunidade muito importante que o Governo do Estado possibilitou em Tobias Barreto. O fato de aproximarmos a produção do local de comercialização oferece grandes vantagens, pois poderemos atender muito melhor à nossa clientela”, avalia a comerciante, que conta hoje com 37 colaboradores e, logo após a inauguração do CEI, sua estimativa é chegar a 50 empregados, ampliando também os cerca de 120 postos de trabalho indiretos que derivam de sua atividade.

Divisor de Águas

Segundo o prefeito Dilson de Agripino, a instalação do CEI representará uma evolução sem precedentes para as atividades comerciais e industriais no município. “Só temos de agradecer a Deus, ao governador Marcelo Déda, e hoje ao governador em exercício Jackson Barreto, por poder constatar uma obra desse porte em Tobias Barreto. Esta obra vai impulsionar e fortalecer ainda mais o ímpeto que já existe na alma do povo de Tobias Barreto, servindo para receber bem o nosso comprador e o nosso visitante que vem aqui fazer o turismo de negócios”, destacou o prefeito.

Ainda coforme o prefeito, a perspectiva é de que haja uma evolução marcante no desenvolvimento de toda a cidade. “Temos certeza de que quem conhece a nossa cidade, se retornar daqui a dez anos, vai ficar absolutamente surpreso com a evolução que verá, graças à força que o Governo do Estado está nos oferecendo e a força do homem e da mulher tobiense na indústria da confecção”, prenuncia Dilson de Agripino.

O governador em exercício realizou a visita acompanhado dos secretários de Estado do Desenvolvimento Econômico, Zeca da Silva, do Desenvolvimento Urbano, Sérgio Ferrari, por dirigentes da Companhia de Desenvolvimento Industrial de Sergipe (Codise), dentre outros membros da administração estadual.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.