[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O II Curso de Capacitação para Educadores Sociais da Jornada Ampliada do Peti – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil -, começou na manhã de ontem, dia 17. O evento, promovido pela Prefeitura de Aracaju, através da SMASC – Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania -, prossegue até amanhã, dia 19, com a realização de palestras sobre os direitos da criança e do adolescente e oficinas. Nos dois primeiros dias o curso estará sendo ministrado no SESC da Atalaia e na sexta-feira continua no Cemarh – Centro Municipal de Aperfeiçoamento de Recursos Humanos -, no Siqueira Campos.
Cerca de 60 profissionais da SMASC, entre educadores, técnicos e diretores dos Centros Comunitários Integrados, estão participando do evento. Segundo a secretária de Assistência Social, Ana Côrtes, este é um momento de avanço. “Os profissionais que estão aqui precisam ter o conhecimento do desenvolvimento infantil, técnico e científico de todo o conteúdo do ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente -, a carta magna para lidar com a criança e com o adolescente. Nós acreditamos que é a capacitação que vai nos permitir ter esta proposta realmente concretizada nos resultados do trabalho”, afirma a secretária.
Durante esses três dias, os educadores do Peti também terão a oportunidade de trabalhar com atividades de criação e transformação de material reciclável, para dar uma dinâmica criadora e transformadora no trabalho desenvolvido no dia a dia das unidades.
Na manhã do primeiro dia do curso, os participantes puderam discutir sobre o desenvolvimento infantil durante a palestra ministrada pelo médico pediatra da Secretaria Municipal de Saúde, Byron de Oliveira Ramos. Durante a explanação, o médico ressaltou a importância de os profissionais que trabalham com crianças e adolescentes do Peti conhecer o desenvolvimento infantil no seu cotidiano e no contexto sócio cultural. “Só é possível conseguir resultados concretos quando há intersetorialidade. Só através da integração entre as secretarias de Assistência Social, Saúde e Educação é que vamos conseguir resgatar a cidadania e educar esses jovens”, diz Byron de Oliveira Ramos.
Outro palestrante da manhã foi o advogado Edson Ulisses de Melo. O tema abordado foi o ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente. Segundo ele é muito importante esse trabalho desenvolvido pelo município de Aracaju no sentido de divulgar o ECA, principalmente com essas pessoas que trabalham diretamente ligadas ao direito da criança e do adolescente.
De acordo com a secretária, o objetivo é que a capacitação desses profissionais seja uma ação continuada. “Esse é o início de um processo que vai permitir um melhor desempenho dos educadores sociais numa ação direta com a criança e adolescente e dar forma aos seus direitos. Esperamos que o conteúdo aqui aprendido possa ser aplicado de forma que faça essa criança e adolescente sentirem-se sujeitos deles próprios e daí, comecem a participar, descobrindo a sua auto-estima e seu potencial”, conclui Ana Côrtes.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.