Governador prestigia comemoração do 50º aniversário da CDL
O governador Marcelo Déda participou na noite dessa terça-feira, 13, da solenidade alusiva ao cinquentenário de criação da Câmara de Dirigentes Lojistas de Aracaju (CDL). O evento ocorreu na sede da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) e reuniu autoridades, empresários e pessoas que fizeram ou fazem parte da história da entidade.
Fundada em dezembro de 1961 por um grupo de aproximadamente 100 lojistas de Aracaju, e presidida inicialmente pelo empresário Oviêdo Teixeira, a CDL se consolidou ao logo dos anos como uma entidade organizada atenta aos anseios da classe lojista. “A CDL é uma instituição de extrema relevância na vida econômica do estado, cumpre um papel fundamental no associativismo do comércio sergipano e contribui para o diálogo que mantemos, permanentemente, com os setores organizados de Sergipe”, declarou o governador.
Segundo o presidente da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL), Roque Pellizzaro Júnior, o varejo brasileiro é fortalecido pela atuação das 1900 CDLs espelhadas pelo país. “Em Aracaju, a CDL vem desempenhando, durante todos esses anos, um papel fundamental no desenvolvimento do comércio. As pessoas que fundaram a CDL Aracaju, há 50 anos, possibilitaram que hoje, pessoas como nós, possamos vir aqui reverenciar essa entidade forte que contribui para o dinamismo e o futuro desse estado e do país”, esclareceu Pellizzaro.
Homenagens
Para festejar seu jubileu de ouro, a diretoria da CDL, presidida pelo empresário Samuel Schuster, homenageou os 24 ex-presidentes da entidade. Na ocasião, ainda foi lançado um livro contando a história da instituição e do comércio de Sergipe, com autoria do escritor e jornalista sergipano Luiz Antônio Barreto.
De acordo com o prefeito da capital, Edvaldo Nogueira, a CDL chega aos seus 50 anos fortalecida e preparada para os desafios do futuro. “ A CDL faz parte da história de Aracaju e é importante homenagear os homens e mulheres que contribuíram com sua visão progressista, para construção da cidade que temos hoje. Quero parabenizar todos aqueles, que ao seu tempo, dedicaram seu talento na construção dessa importante entidade sergipana e mais que isso, aqueles que construíram com seu trabalho as riquezas e o desenvolvimento na nossa cidade.”
Em seu discurso, Déda relembrou algumas memórias particulares, como quando comprou seu primeiro par de óculos ou quando seu pai exibia, com orgulho, as duplicatas das lojas, pagas com antecedência à data limite do vencimento, demonstrando como o varejo sergipano está intrinsecamente ligado à vida das famílias do estado e fazendo uma ponte entre o passado e o presente.
“A CDL contribuiu para a modernização do varejo sergipano e para que pudéssemos enfrentar os desafios de um mundo globalizado e da competição cada vez mais intensa. Na semana passada, o IBGE anunciou o PIB de 2009 dos estados e regiões brasileiras. No ano que o Brasil declinou em 0,3%, em função da crise econômica, e que a economia nordestina não atingiu nem dois pontos de crescimento, Sergipe alcançou 4,4% de crescimento. E esse crescimento da economia é fruto do trabalho dos sergipanos, da competência e dedicação da nossa classe trabalhadora, mas também do espírito empreendedor e visão inovadora dos empresários do nosso estado.
O chefe do executivo estadual ressaltou ainda as medidas tomadas pelo Governo do Estado para incentivar o desenvolvimento econômico de Sergipe, a exemplo do atendimento e aplicação do estatuto da micro e pequena empresa e adequação do subteto do estado de Sergipe no enquadramento das micro e pequenas empresas no Simples Nacional. “Fazemos isso buscando o desenvolvimento da economia, mas mirando, sobretudo, na inclusão social, no crescimento e geração de emprego,” concluiu.
Presenças
O evento contou com a presença do vice-governador Jackson Barreto; dos secretários de Estado do Desenvolvimento Econômico, da Ciência e Tecnologia, Zeca da Silva e da Cultura, Eloísa Galdino; do secretário-chefe da Controladoria Geral do Estado (CGE), Adinelson Alves; do prefeito Edvaldo Nogueira; do presidente da Câmera Municipal de Aracaju, Emmanuel Nascimento, e do presidente da Associação Comercial e Empresarial de Sergipe (Acese), Alexandre Porto.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Governador prestigia comemoração do 50º aniversário da CDL – ““A CDL é uma instituição de extrema relevância na vida econômica do estado”
- destacou o governador / Fotos: Marcelle Cristinne/ASN